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Macaé comemora aniversário com presente milionário da Petrobras, que anuncia investimentos e retomada nas operações do Porto de Imbetiba

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 31/07/2021 às 06:33
petrobras - macaé - porto - emprego - obras
FOTO FLÁVIO CARNEIRO / Petrobras

Uma das instalações portuárias próprias da gigante do petróleo brasileiro comemora aniversário de Macaé

Macaé faz aniversário e os profissionais da região são surpreendidos com a melhor notícia do ano! Petrobras anunciou ontem (30/07), em fato relevante, investimentos da ordem de 24 milhões de reais para o biênio 2021 e 2022. Esse é o valor que a gigante do petróleo brasileiro está destinando à modernização e à atualização da infraestrutura do Porto de Imbetiba – Engenheiro Zephyrino Lavenère Machado Filho, em Macaé. A empresa comemora o aniversário da cidade anunciando investimentos e com expectativa de retomada do fluxo nas operações pós-pandemia.

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De acordo com o cominicado da Petrobras, essa injeção de recursos visa incrementar o atendimento logístico portuário para dar suporte à rotina e aos projetos de ancoragem de plataformas da companhia. Paralelamente, a Petrobras realizou ainda contratação e mobilização de equipamentos de grande porte para atender a esses projetos. Estes investimentos geram retorno para a sociedade através da geração de empregos, incentivo às atividades de outras empresas, e consequente arrecadação de impostos.

Uma das instalações portuárias próprias da empresa, o Porto de Imbetiba, dispõe de três píeres e seis berços, e atualmente realiza em torno de 115 atracações por mês. No pós-pandemia, esse número deve chegar a 150 atracações/mês.

Porto de Macaé passa a utilizar três guindastes de grande porte para atender aos projetos submarinos

O porto de Macaé passa a utilizar três guindastes de grande porte – um com capacidade de movimentar 120 toneladas em um raio de 25 metros e dois que movimentam 30 toneladas em um raio de 35 metros, para atender aos projetos submarinos. Todos estes guindastes possuem cabine elevada – o que garante mais segurança nas operações, especialmente para os profissionais envolvidos.

José Alves, gerente de Operações Portuárias de Macaé, ressalta a relevância da atividade para a Petrobras. “A ancoragem, segmento da área submarina, é responsável pela instalação e manutenção de unidades de produção (p.ex.: UEP – Unidade Estacionária de Produção, FPSO – sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), bem como ancoragem de sondas de perfuração utilizando e movimentando materiais e equipamentos com grandes dimensões e elevado peso.”

Para se ter ideia dessa relevância, ele cita dois projetos ligados ao pré-sal. “Tivemos a conclusão do posicionamento do FPSO Carioca em sua locação definitiva e que deve iniciar a produção no campo de Sépia nos próximos meses. Atualmente, estamos entrando na segunda fase da ancoragem do Teste de Longa Duração no campo de Mero. Essa atividade tem por objetivo realizar a instalação de oito linhas de ancoragem, que é responsável por manter a unidade de produção no ponto estabelecido.”

O porto de Macaé também contará com outro investimento: a ampliação da retroárea de 16 para 24 mil m², o que representa um acréscimo de 50%. O novo projeto prevê comportar estacionados 235 ônibus de transporte coletivo. Esse espaço suplementar à área de armazenagem pode ser utilizado, por exemplo, para desembaraço aduaneiro e para construção e montagem de materiais de grande porte que não podem ser transportados por meio rodoviário.

Com os investimentos da Petrobras, a expectativa é de até 150 atracações por mês

Em grande parte, podemos dizer que a expectativa do aumento do volume de até 150 atracações por mês no Porto de Imbetiba está ligada à ampliação da janela de atracação, modelo em vigor desde abril desse ano. Passou a ser possível que as AHTS 21000 — embarcações de elevada potência que atuam como rebocador, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos — façam atracações e desatracações sem necessidade de aguardar a maré alta.

O porto de Macaé ganhará com essa mudança uma redução no tempo de espera das embarcações que, devido a alguma condição ambiental, por vezes ficavam 12 horas paradas, aguardando uma nova oportunidade de atracação. Uma embarcação, mesmo parada, mantém custos de afretamento. Além disso, poderia gerar atrasos nas operações de instalação e manutenção de linhas de ancoragem. Em conjunto, esses fatores poderiam impactar algumas atividades de produção.

O processo de homologação do porto para atuação com embarcações do tipo AHTS 21000 com calados de oito metros (medida da parte submersa da embarcação) está sendo realizado em conjunto com a Marinha, que avaliou serem as condições dos canais favoráveis a uma flexibilização.

Porto de Imbetiba conta com atracação, desatracação, carregamento e descarregamento de embarcações, entre outras atividades

Além de toda a obra de ampliação, está prevista a sinalização dos canais de acesso, bem como realizar, no ano de 2023, a dragagem de manutenção e aprofundamento dos canais e da área de manobra das embarcações (bacia de evolução) e píeres. Com estas ações, ficam mais fáceis as manobras de entrada e saída de embarcações, além de aumentar a segurança operacional.

As atividades realizadas no Porto de Imbetiba são: atracação, desatracação, carregamento e descarregamento de embarcações, bem como seu abastecimento de água e diesel; atividades de troca de turma (tripulantes das embarcações), além de armazenamento, construção e montagem de materiais de grande porte.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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