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Início Kenguru, o primeiro carro 100% elétrico criado exclusivamente para PCD, utiliza guidom em vez de um volante

Kenguru, o primeiro carro 100% elétrico criado exclusivamente para PCD, utiliza guidom em vez de um volante

24 de maio de 2022 às 10:55
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Kenguru - carro elétrico - carros elétricos - PCD - Pessoas com Deficiência
Modelo foi construído para apenas um passageira – Crédito: Kengu, via Clean Fleet Report

O mercado de veículos elétricos teve um crescimento incrível na última década. Havia 7,2 milhões de carros elétricos na estrada em 2019, apesar de haver menos de 20.000 em uso apenas nove anos antes. Novos modelos surgem o tempo todo – e o Kenguru é facilmente um dos mais intrigantes.

Em um mercado inovador e competitivo, o Kenguru consegue se destacar de outros carros elétricos. Não é o carro elétrico mais rápido, nem tem o maior alcance, mas tem uma notável reivindicação à fama. É o primeiro carro elétrico do mundo feito especificamente para Pessoas Com Deficiência (PCD). O Kenguru tem apenas uma porta, que ocupa todo o painel traseiro do veículo. Com o clique de um botão, o painel traseiro é levantado e uma rampa se estende automaticamente. Quando os motoristas ligam a ignição, a rampa se retrai e a porta se fecha.

Kenguru, o primeiro carro elétrico para PCD

Kenguru – Um carro acessível para cadeirantes – Reprodução/Youtube

Em vez do tradicional volante e pedais, o Kenguru possui guidão, semelhante a uma motocicleta. Esses controles possuem botões que permitem que os motoristas acelerem e freiem sem usar os pés. Há também um mecanismo de travamento da cadeira de rodas que não permite que o carro ligue até que a cadeira de rodas do motorista esteja firmemente no lugar.

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Os veículos acessíveis a cadeiras de rodas já existem há algum tempo, mas podem custar entre US$ 40.000 e US$ 100.000, tornando-os muito caros para muitas pessoas. Por outro lado, o Kenguru custa apenas US$ 25.000, e os usuários podem obtê-lo ainda mais barato. Como um veículo totalmente elétrico, é elegível para créditos fiscais federais e estaduais. O Kenguru também é tão pequeno e leve que se classifica como uma scooter elétrica. Isso significa que você não precisa de uma carteira de motorista para operá-lo, tornando-o ainda mais acessível.

Comparado a outros carros elétricos, o Kenguru não é particularmente rápido ou rico em recursos. Tem uma velocidade máxima de 45km/h e uma autonomia 110 KM. Também não há espaço para passageiros e espaço de armazenamento é limitado.

Kenguru é destaque para cadeirantes

Embora o Kenguru possa não ser comparável a um carro comum, ele faz exatamente o que deveria. Ele oferece às pessoas que usam cadeiras de rodas uma maneira econômica e acessível de se locomover pela cidade. O

transporte pode ser uma barreira considerável para usuários de cadeira de rodas, mas o Kenguru oferece uma resposta. O Kenguru também carrega totalmente com uma bateria vazia em apenas oito horas. Como ele pode carregar tão rapidamente, seu alcance limitado é menos preocupante. O Kenguru também tem outros modelos a disposição. Um carro elétrico novo custa em média US$ 55.600, enquanto o carro elétrico para PCD custa menos da metade desse preço.

O mercado de veículos elétricos está se tornando mais diversificado

Um veículo como o Kenguru é um sinal positivo para o mercado de carros elétricos para PCDs. Os fabricantes de carros elétricos estão criando produtos com um público mais diversificado em mente. Existe um carro elétrico adequado para praticamente todos.

À medida que mais desses modelos de nicho de mercado aparecerem, os carros elétricos como um todo serão mais atraentes. Eles continuarão a crescer e as emissões cairão como resultado. O Kenguru pode ser um carro minúsculo, mas representa um grande passo à frente no mercado de mobilidade elétrica.

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