Investimentos de empresas da Noruega no Brasil em energia solar, hidrelétricas, petróleo e gás já criaram 612 mil empregos


Noruega Brasil Investimentos energia solar renováveis

A abertura de mercado brasileiro favoreceu investimentos de grandes players da Noruega no país. Até o momento já são mais de 27 mil empregos diretos e 585 mil indiretos criados nos últimos anos

Pouco se fala de empresas da Noruega no Brasil que aos poucos, vem ganhando frente de mercado e amplificando seus investimentos de maneira significativa. As setores que os noruegueses mais têm injetando suas “Coroas Norueguesas” (moeda oficial) são em energia solar renovável, hidrelétricas,  petróleo e gás, gerando mais de 612 vagas de empregos entre diretos e indiretos, segundo o site de negócios norueguês Inosvajon Norge e endossado pela Team Norway Brasil.

Na tabela abaixo, é possível reparar que o Brasil representa um fonte importante de recursos para a Noruega, cerca de 7,3% de seu PIB (Produto Interno Bruto) é proveniente dos setores listados listados acima. A seguir, listaremos as empresas que mais centralizam seus investimentos por aqui.

Investimentos Noruega energia solar petróleo gás
Tabela de Investimentos referente aos últimos anos da Noruega no Brasil ( Clique para Ampliar)

4 empresas norueguesas no Brasil e seus investimentos por segmento

O acordo assinado pela Equinor para adquirir uma participação no campo de Roncador foi a maior transação durante o período. Porém, uma tendência positiva de investimentos pode ser observada em todos os setores, e não está limitada ao de Petróleo e Gás.

Apesar dos investimentos no setor de energia solar renovável terem retornado aos patamares de 2014, a Noruega agora possui uma exposição maior e mais diversa no setor de energia. Há quatro empresas investindo em quatro diferentes tipos de fontes de energias renováveis no Brasil. A Scatec Solar e a Equinor estão no setor com instalações de geração solar, enquanto a Statkraft expandiu suas operações com novas aquisições de hidrelétricas. A Umoe BioEnergy permanece com o foco em fontes alternativas como o biocombustível, produzido através da cana de açúcar, com emissões de CO2 negativas.

Agronegócio, química, financeiro, TI, mídia, mineração, etc. estão inclusos no segmento “Outros” e representam setores nos quais as empresas norueguesas são ativas no Brasil. A participação dos investimentos nestas áreas recuou ligeiramente em comparação a 2016, de 34% para 30%.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.