Vice-presidente Geraldo Alckmin anuncia robusto pacote de investimentos do governo para impulsionar a digitalização e modernização da indústria no Brasil, com foco especial no setor de semicondutores.
A indústria brasileira está prestes a passar por uma grande transformação! Recentemente, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou um pacote robusto do governo de investimentos para alavancar a digitalização e modernização da indústria no Brasil, com destaque especial para o setor de semicondutores. O total de recursos somados chega a R$ 186,6 bilhões, provenientes tanto do setor público quanto do setor privado.
Este movimento faz parte do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que visa fortalecer a economia nacional por meio da inovação tecnológica e da criação de cadeias produtivas mais robustas, principalmente na área de semicondutores, um setor estratégico para o futuro digital do país. A seguir, vamos te contar todos os detalhes desse plano que promete impulsionar a indústria brasileira!
Investimento massivo no setor de semicondutores
O Brasil não quer mais ficar para trás na corrida tecnológica global, e o setor de semicondutores é o ponto central dessa transformação. Os semicondutores são componentes fundamentais na fabricação de diversos dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, painéis solares e até carros elétricos. Com a demanda crescente por esses produtos no mundo inteiro, ter uma cadeia produtiva local de semicondutores é essencial para garantir a competitividade da indústria brasileira.
-
Cansadas de ganhar menos e serem tratadas como ajudantes nos canteiros, mulheres pedreiras da Bolívia criaram uma associação para enfrentar preconceito, assédio, falta de reconhecimento e diferença salarial de 38% na construção civil
-
Na Holanda, moradores compram terrenos em cidade perto de Amsterdã, descobrem que além de planejar suas casas, precisam também construir ruas, drenagem, cuidar dos resíduos e ainda plantar comida em metade do próprio lote
-
Sem mansão, sem alto investimento e sem sala de aula tradicional, professora que vive em casa de 22 m² ensinou alunos a construir uma quitinete de 9 m² com o equivalente a R$10 mil
-
Sem casa própria e pressionada pelo aluguel, jovem de 25 anos comprou um barco pequeno de 15 metros, reformou o interior sozinha aos poucos, transformou o interior com pintura, piso novo, banheiro maior e passou a viver nos canais pagando muito menos por mês
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Alckmin apresentou o plano do governo de direcionar R$ 21 bilhões até 2026 para estimular investimentos em pesquisa e inovação nas cadeias de semicondutores e eletroeletrônica. Esse investimento será crucial para colocar o Brasil em posição de destaque na chamada indústria 4.0, que envolve tecnologias emergentes e disruptivas.
Adicionalmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que incentiva a produção nacional de semicondutores, criando ainda mais condições para que o Brasil se torne um polo de inovação no setor.
Conheça a meta do governo com a Missão 4 do programa Nova Indústria Brasil
A meta do governo com a Missão 4 do programa Nova Indústria Brasil é clara: transformar digitalmente 50% das empresas industriais do país até 2033. A primeira meta intermediária é digitalizar 25% dessas empresas até 2026. Hoje, apenas 18,9% das indústrias brasileiras estão digitalizadas, o que demonstra a urgência de investir em inovação tecnológica para acompanhar a evolução global.
Entre os primeiros setores a receber os investimentos estão a fabricação de chips, fibras óticas, robôs industriais, datacenters, computação em nuvem e eletromobilidade. Todas essas áreas são essenciais para garantir que o Brasil participe de maneira competitiva da revolução digital.
O governo acredita que, com os investimentos e incentivos certos, a produção nacional de semicondutores e outras tecnologias emergentes pode triplicar até 2033. Isso significaria mais empregos qualificados e uma indústria nacional mais forte e independente.
Um empurrãozinho do setor privado
Além dos investimentos públicos, o setor privado também está abraçando essa iniciativa. As empresas do setor produtivo anunciaram investimentos de R$ 85,7 bilhões para os próximos anos. Com isso, o total de recursos destinados a essa transformação industrial chega a quase R$ 187 bilhões. Esse montante será fundamental para modernizar a indústria e integrar novas tecnologias ao processo produtivo brasileiro.
Com a instalação de novas fábricas, desenvolvimento de softwares avançados e implantação de infraestruturas modernas, o Brasil pode finalmente dar o salto necessário para competir com outros países no campo da tecnologia.
A transformação das micro, pequenas e média empresas
O governo também não deixou de lado as micro, pequenas e médias empresas. O programa Brasil Mais Produtivo, em parceria com o Sebrae, Senai, BNDES, ABDI, Finep e Embrapii, recebeu recursos iniciais de R$ 560 milhões para implementar ações de digitalização e manufatura enxuta.
Esse programa é focado em aumentar a produtividade dessas empresas, que são a espinha dorsal da economia brasileira, utilizando ferramentas como eficiência energética e automação industrial. A digitalização não é mais um luxo, mas uma necessidade para qualquer empresa que queira sobreviver no ambiente competitivo atual.
Com o apoio do governo e de grandes instituições, essas empresas terão acesso a tecnologias e consultorias que as ajudarão a modernizar seus processos e se tornar mais competitivas, tanto no mercado interno quanto no internacional.
Semicondutores, uma oportunidade para o Brasil
O grande foco da Missão 4 do programa Nova Indústria Brasil é garantir que o país se torne autossuficiente na produção de semicondutores. Atualmente, a maior parte dos chips usados pela indústria brasileira é importada, o que cria uma dependência de fornecedores internacionais. Com a crescente demanda global, as cadeias de fornecimento têm sido fortemente impactadas, causando atrasos na produção de diversos produtos.
Ao investir pesado na produção nacional de semicondutores, o governo busca reduzir essa dependência externa e garantir que a indústria brasileira tenha acesso a componentes críticos sem enfrentar os desafios impostos por crises globais, como a escassez de chips que afetou o mundo em 2021.

Maravilha muitos empregos pra nossa gente; temos que ter esperanças, positivismo, otimismo isso é maravilhoso
Sem investimento em tecnologia industrial esse país nunca avançará. Espero que dê certo, pois já estou desacreditado na politica há muito tempo.
Com que dinheiro!
País está falido