Grupo chinês confirma investimento de R$ 800 milhões em energia solar no Rio Grande do Norte, com geração de empregos e integração a parques eólicos já existentes.
O Rio Grande do Norte vai receber um novo e expressivo aporte no setor de energia solar. O grupo chinês State CPFL Energia confirmou um investimento de aproximadamente R$ 800 milhões para a implantação de projetos de geração fotovoltaica no estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) durante reunião com o governo estadual, reforçando o papel do RN como referência nacional em energias renováveis.
O encontro contou com a presença de executivos do grupo, liderados por Sun Peng, presidente do Conselho de Administração da empresa, além de representantes da CPFL Renováveis e autoridades estaduais. A iniciativa amplia a atuação do conglomerado chinês no Brasil, agora com foco também na geração solar.
Energia solar será integrada a parques eólicos já existentes
Atualmente, a State Grid, controladora do grupo, possui 843,3 megawatts de capacidade instalada no Rio Grande do Norte. Esse volume representa cerca de 61% de todos os ativos de geração eólica do grupo no país. A nova fase do investimento marca a entrada mais robusta na energia solar, aproveitando a infraestrutura já instalada em parques eólicos nos municípios de Touros, João Câmara, Pedra Preta e Parazinho.
-
Energia solar pode valorizar imóveis em até 10% e virar diferencial na hora da venda
-
Energia solar e eólica ultrapassam gás natural pela primeira vez no mundo e aceleram revolução energética
-
África tem cerca de 500 mil torres de celular e a maioria ainda queima diesel para funcionar, enquanto empresas correm para cobrir antenas com energia solar e evitar apagões no sinal
-
Agricultores trocaram diesel por painéis solares no Paquistão, ligaram bombas de irrigação quase sem custo, ampliaram lavouras de arroz e agora a água subterrânea virou alerta vermelho no campo
A estratégia prevê a integração entre fontes renováveis, o que tende a otimizar o uso do solo, reduzir custos operacionais e ampliar a eficiência energética. Além disso, a expansão fotovoltaica deve gerar cerca de mil empregos durante a fase de implantação dos projetos.
Governo destaca ambiente favorável para energias renováveis
Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra ressaltou o papel estratégico do estado no setor energético. “Estas reuniões de trabalho são para somar, destravar demandas, atender exigências burocráticas. O RN é o Estado mais verde do Brasil, autossuficiente em energia limpa e tem um dos mais importantes projetos no campo das energias limpas – o Porto Indústria Verde que vai atuar na área do hidrogênio verde”, afirmou.
O governo estadual vê a ampliação da energia solar como um vetor de desenvolvimento econômico, atração de novos investimentos e fortalecimento da cadeia produtiva ligada às energias limpas.
Compensações ambientais e sociais fazem parte do projeto
Outro ponto abordado no encontro foi a importância das ações de compensação ambiental e social. A governadora destacou iniciativas já realizadas pela State Grid, como o projeto implantado na comunidade do Amarelão, em João Câmara. No local, o grupo chinês investiu cerca de R$ 8 milhões em um sistema de dessalinização e abastecimento de água.
Sun Peng concordou com a ampliação dessas ações compensatórias, incluindo novos investimentos sociais e o diálogo direto com comunidades tradicionais e nativas nas áreas de influência dos empreendimentos de energia solar.
Novas rodadas de negociação estão previstas
Ao final da reunião, ficou definida a realização de um novo encontro na primeira quinzena de janeiro. A agenda reunirá diretores da empresa e secretários estaduais para avançar nos trâmites técnicos e administrativos necessários à execução dos projetos.
Participaram da reunião secretários de diversas pastas, incluindo Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cultura, Relações Institucionais e Infraestrutura, além de dirigentes de órgãos ambientais estaduais. A expectativa é que os investimentos em energia solar consolidem ainda mais o Rio Grande do Norte como um dos principais polos de geração renovável do Brasil.
