Indústria de carros elétricos avança no Brasil e a primeira montadora nacional terá sede em Maringá, no Paraná em 2022

Valdemar Medeiros
por
-
25-11-2021 13:03:15
em Automotivo, Veículos Elétricos
carros elétricos - PR - Maringá - montadora - Paraná Abastecimento em eletroposto brasileiro – crédito: Divulgação

O cenário de carros sustentáveis só aumenta no Brasil e agora, o mercado brasileiro contará com a primeira montadora nacional de carros elétricos, que terá sua sede em Maringá, no Paraná já no primeiro semestre de 2022

O avanço do mercado dos carros elétricos abre vários novos caminhos para novas empresas. Além dos conhecidos nomes do setor, outras marcas também pretendem crescer nesse mercado. Sendo assim, novos projetos sustentáveis serão apresentados nos próximos anos. Entre eles, está o da primeira montadora nacional de carros elétricos que ficará sediada em Maringá, município do Paraná.

Leia outras notícias relacionadas

Nova montadora nacional de carros elétricos chegará no Paraná em 2022

Carros elétricos no Brasil: conheça os desafios e os veículos no país – créditos: Olhar Digital/Youtube

A informação foi confirmada por Marcos Cardiolli, secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo. Segundo o secretário a montadora nacional de carros elétricos deverá chegar na cidade do Paraná em abril do próximo ano e a ação compõe a aceleração econômica da região de Maringá, assim como outros setores, como os de tecnologia digital e saúde.

Nesta quarta-feira (24) de novembro, um dos principais carros elétricos produzidos pela montadora nacional será exposto no Paço Municipal da cidade. Além disso, na sexta-feira (26), ocorrerá a primeira rodada de investimentos nessa linha, na sala de reuniões da prefeitura.

Maringá ganha destaque em tecnologia

De acordo com o secretário, o que transforma a forte economia de Maringá é o agronegócio, sendo a 11ª importadora e a nona cidade exportadora do Brasil. Entretanto, o setor de tecnologia digital também vem se expandindo como o segundo eixo essencial de sua economia.

As autoridades do município do Paraná entendem que, com a inauguração do Parque Tecnológico de Maringá, essa área está muito ligada a serviços, sendo assim, pretendem evoluir de forma mais rápida também com a instalação de indústrias de alta tecnologia. O secretário também afirmou que na sexta, a empresa que será a primeira montadora nacional de carros elétricos no estado, se apresentará em Maringá.

O grande crescimento dos carros elétricos no mercado nacional

Durante o ano de 2020, os carros elétricos cresceram sua participação no mercado automotivo como um todo. No mês de Julho, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), realizou um estudo sobre o futuro do setor de elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a pesquisa da entidade, existem três grandes cenários possíveis para o Brasil nos próximos 15 anos.

Atualmente os modelos de carros elétricos representam apenas 2% no mix de vendas de veículos leves. De acordo com o estudo, seguindo a lógica de crescimento atual, no ano de 2030 esses modelos de veículo chegarão de 12% a 22%, dependendo dos cenários previstos.

Já para o ano de 2035, a projeção sobe de 32% a 62%. Os lançamentos do mercado já estão se adaptando à nova realidade e apresentam linhas com versões eletrificadas e híbridas, como é o caso do novo Corolla Cross, que conta com uma versão topo de linha com um motor híbrido e também, com o recente lançamento da sul coreana, Kia, o Stonic, que chegou ao mercado brasileiro em uma única versão, também com motorização híbrida

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe