A duplicação da BR-381 visa melhorar a fluidez do tráfego, reduzir custos operacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, beneficiando milhões de mineiros ao longo da sua extensão
A duplicação da BR-381, que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, promete transformar a realidade econômica de Minas Gerais, gerando uma economia estimada em mais de R$ 1 bilhão. Este investimento não só facilitará o tráfego na rodovia, um dos principais gargalos do estado, mas também reduzirá significativamente os custos para os usuários.
Impactos financeiros e ambientais da duplicação
De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com a consultoria Houer, a duplicação pode resultar em uma economia de R$ 1,01 bilhão em despesas relacionadas a combustível, lubrificantes, peças, pneus e tempo de transporte de cargas. Além disso, estima-se uma redução de R$ 374,55 milhões em custos decorrentes de acidentes. A iniciativa também pode mitigar cerca de 161 mil toneladas de gases de efeito estufa ao longo de 30 anos, contribuindo para um futuro mais sustentável, de acordo com diáriodocomércio.
O papel da BR-381 na atração de investimentos
O diretor do Conselho de Infraestrutura da Fiemg, Victório Semionato, destaca que, além dos impactos diretos, existem consequências indiretas que não são facilmente mensuráveis, como a dificuldade de escoamento de produção que afeta a atração de novos investimentos. “A situação atual da BR-381 prejudica a instalação de indústrias em municípios ao longo da rodovia, especialmente na região do Vale do Aço”, observa Semionato.
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Comparativo entre trechos concedidos e não concedidos
O estudo também apresenta um comparativo entre o trecho da BR-381 que foi concedido até São Paulo e o trecho que permanece sob gestão pública até Valadares. Em 2023, as cidades influenciadas pelo trecho concessionado geraram um saldo positivo de 22.907 novos empregos, sendo 5.524 apenas no setor industrial. Em contraste, as cidades do trecho não concedido registraram uma perda de 1.180 empregos no setor industrial, evidenciando a importância da concessão para o crescimento econômico da região.
Benefícios diretos para a população
Semionato ressalta que os custos elevados de transporte, resultantes das condições atuais da BR-381, impactam diretamente o valor do frete. “Esses custos são repassados ao consumidor final, elevando os preços dos produtos”, afirma. Portanto, a duplicação da rodovia não apenas beneficia os transportadores, mas também proporciona alívio financeiro para os consumidores.
Avanços na segurança e trafegabilidade
O presidente da Houer e membro do Conselho de Infraestrutura da Fiemg, Fernando Iannotti, enfatiza que a duplicação da BR-381 tem um potencial significativo para melhorar a segurança e a trafegabilidade da rodovia. “A concessão representa um avanço para transformar a principal rota logística de Minas Gerais, impactando diretamente a vida de mais de 5 milhões de pessoas ao longo do seu trajeto”, comenta Iannotti.
Uma novo rumo para Minas Gerais
A rodada de concessão da BR-381, realizada entre 29 de agosto e 4 de setembro, foi vencida pela 4UM Investimentos, que integra empresas como MLC, Aterpa e Senpar. Essa é uma oportunidade que o governo federal buscou em várias ocasiões, destacando a relevância e a necessidade de melhorias na infraestrutura rodoviária do estado.
A duplicação da BR-381 é um passo crucial para a economia de Minas Gerais e a promoção do desenvolvimento sustentável. Com a iniciativa privada assumindo os custos que o poder público não consegue cobrir integralmente, espera-se um retorno substancial para a sociedade e um futuro mais promissor para a indústria mineira.
Esse assunto sempre vem à baila mas nunca concretiza…. Passa governo e entra governo e ninguém mexe…. Falta dinheiro para coisas importantes neste país…..
Dinheiro não falta ,o que falta é administração e seriedade.
Sr Jair. , Foi concretizado a duplicação da BR 381 , trecho de BH a GV. As empresas já estão no processo de estudos de contratação e vai começar as obras em janeiro de 2025, falo isso porque tenho fonte segura de um dos engenheiros da empresa da concessão da rodovia
No governo do amor ? Nunca vai concluir só superfaturamento mesmo e transtorno e a promessa de terminar a obra infelizmente….
Boa mesmo foi a obra que o **** fez na rodovia. Ficou ótimo: igualzinho ao que era antes. Talvez pior.
Eu acredito só quando as forças armadas pegar essa obra pra fazer. Por que eu ouço falar isso desde 2002 quando o 9 dedos assumiu a presidência
Forças armadas anda preocupada em dar golpe, não construir rodovias👍
Forças armadas não controem estradas,e sim o batalhão do exército, devia fazer mesmo ficam recebendo à toa, já consertaram um trecho perto de Jaguaraçu
Duplicação da 381? Ou continuação do que foi iniciado em algum PAC do PT? E o que foi feito e foi perdido? Vá pra Valadares de carro! Tem hora pra sair e só Deus sabe qto tempo de viagem!
Pare de fazer reportagem bunitinha e comprada! Pesquise!