O CEAR/UFPB fechou parceria com a Huawei e o Grupo Rio alto para a instalação de um laboratório de eficiência energética de energia solar. O projeto contempla também a implantação de uma nova usina solar na região.
A chinesa Huawei, o Grupo Rio Alto e o Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) firmaram um memorando de entendimentos para a implementação de um laboratório voltado a estudos de maximização de geração de energia solar. Para isso, uma nova usina de energia solar começará a ser construída na UFPB como fruto da união entre a iniciativa pública e privada.
Leia outras noticias relacionadas
Paraíba já conta com mais de 138 MW de potência instalada
A assinatura do memorando entre a Huawei, Grupo Rio alto e UFPB aconteceu durante o Renewable Innovation Day, na última semana. O evento também celebrou seus 10 anos de atividades do CEAR/UFPB.
O estado possui um dos maiores índices de irradiação solar no país, contando atualmente com oito parques já em atividade que totalizam uma potência instalada de 138,20 MW. O segmento é considerado um modelo limpo de gerar energia, devido a pouca produção de gases poluentes.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Energia solar no Brasil: Como a revolução fotovoltaica vai criar 3,5 milhões de empregos e alavancar a economia até 2030!
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Energia solar em perigo? Poluição e mudanças climáticas ameaçam o futuro dessa fonte limpa, acendendo um alerta global para o impacto ambiental no setor de energia renovável!
Durante a assinatura com a UFPB e o Grupo Rio alto, o vice-presidente da Huawei Digital Power, Mason Qing, lembrou a história de sucesso que a empresa possui no Brasil há 23 anos e reforçou que, atualmente a energia solar tem um papel importante na Huawei sendo um dos pilares da empresa no país e no mundo. Já Ma Jie, vice-presidente de Recursos Humanos da Huawei no país, abordou iniciativas de capacitação de novos talentos, como os programas ICT Academy, Open Class, Seeds for The Future e ICT Competition.
CEAR/UFPB comenta sobre os cursos gratuitos da Huawei
Neste mesmo sentido, o diretor da CEAR/UFPB, Euler Macêdo, reconheceu também o quanto as iniciativas educacionais tem transformado a sociedade, com mais de 240 pessoas já formadas pelos cursos da Huawei. Segundo o diretor, o intuito era obter 40 certificações internacionais e ao fim do projeto ICT Academy, foi alcançado 86. Euler afirma que conseguir dobrar esta meta deixou todos satisfeitos.
Além disso, seu aluno Lucas Gudes foi um dos finalistas do programa internacional Seeds for the Future. De acordo com Edmond Farhat, do Grupo Rio Alto, todos saem ganhando com esta parceria, principalmente os estudantes. Farhat afirma que os adolescentes que estão entrando na faculdade aos 18 ou 19 anos, podem pegar o que aprendem e conhecem e levar para o setor privado.
A parceria com a academia é de suma importância, não só para a universidade mas também para o país. “Não adianta ficar preso dentro do muro da Universidade e não levar isso à sociedade”, destacou Euler Macêdo.
Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Durante o evento, também foi assinado o Termo de Cooperação que credencia o Cear/UFPB como uma unidade da Embrapii, de acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, o intuito da universidade é credenciar novas unidades Embrapii.
Já Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii, reconheceu o trabalho criado pelo centro com pesquisas aplicadas em parceria com as empresas do setor privado.