Há 5 interessados em comprar refinarias da Petrobras, informa estatal

O plano do novo presidente da Petrobras para acelerar a venda de suas refinarias foi bem sucedido e mais empresas podem entrar na disputa nos próximos dias

A venda das refinarias da Petrobras foram retomadas com força e velocidade total, em comunicado oficial da estatal hoje(18), causando frustração em entidades e sindicalistas que tinham esperança no novo presidente da empresa, Ivan Monteiro,que assumiu o posto após pedido de demissão do ex-presidente, Pedro Parente, quando sofreu pressões desencadeadas pela greve dos caminheiros. Novas mobilizações de sindicatos acontecem neste momento afim de resolver o que farão mediante a este questão.

No próprio site da Petrobras, no comunicado oficial, há um trecho escrito: ” A Petrobrás, em continuidade aos comunicados divulgados em 27/04/2018 e 23/05/2018 referentes aos processos de parcerias em refino, informa que, atendendo solicitação de interessados nas parcerias em refino, estendeu o prazo para assinatura de acordos de confidencialidade e demais documentos previstos na divulgação da oportunidade para 02/07/2018.” em palavras fáceis, a venda das refinarias da Petrobras poderão ser concretizadas em modo anônimo, sem ninguém ficar sabendo as empresas na disputa e a data das vendas.

Até o momento, 5 empresas já afirmaram termos contratuais referente a confidencialidade das licitações de venda hoje(18), mas como outras empresas manifestaram interesse em entrar nos leilões, a Petrobras acabou estendendo o prazo até o dia 2 de julho. Desta forma, haverá mais competitividade e melhores chances de fazer negócios.

Refinarias Que serão Vendidas

Nordeste ⇒ A subsidiária do Nordeste compreenderá as refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 2 terminais aquaviários (Madre de Deus e Suape) e 3 terminais terrestres (Candeias, Itabuna e Jequié), 2 dutos de suprimento de petróleo, 1 poliduto e 35 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Sul ⇒ A subsidiária do Sul compreenderá as refinarias Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 4 terminais aquaviários (Paranaguá, São Francisco do Sul, Tramandaí, Niterói) e 3 terminais terrestres (Guaramirim, Itajaí e Biguaçu), 2 dutos de suprimento de petróleo, 2 polidutos e 4 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Segundo informado pela assessoria de imprensa da estatal, a venda das refinarias da Petrobras fazem parte do plano de desinvestimento da empresa, com a finalidade de fortalecer a companhia e reposiciona-la estrategicamente no mercado de refino. Isso só seria possível através de parcerias com empresas do segmento de refino, logística e transporte. Com estas novas medidas, a Petrobras entregará 25% da capacidade de refino na mão da iniciativa privada, que naturalmente devem ser empresas estrangeiras.



Baixem o nosso aplicativo para Android, notícias e vagas de empregos na palma da mão com atualizações diárias, sempre focado em processos seletivos reais e com fontes de alta credibilidade. O app é leve e economiza muitos dados móveis, já que a maioria de nossos leitores acessam as nossas matérias em dispositivos móveis. Temos catalogo de produtos, cursos relacionados, empresas que estão contratando, dicas, vídeos e interação entre os usuários. BAIXEM AGORA NA PlayStore CLICANDO AQUI.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.