Construção de Novo Pronto Atendimento 24h em Jandaia do Sul contará com estrutura moderna para atendimentos básicos e intermediários, graças a investimento de R$ 7 milhões do Governo do Paraná.
O município de Jandaia do Sul, no Paraná, receberá um significativo reforço na área da saúde: a construção de um novo Pronto Atendimento Municipal 24 horas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo governador Ratinho Junior (PSD), em Curitiba.
O projeto, que contará com investimento total de R$ 7 milhões, contempla tanto a edificação da nova unidade quanto a aquisição de equipamentos modernos. A obra representa um avanço importante para o atendimento de urgência e emergência na região.
Nova construção terá estrutura moderna e foco em acessibilidade
Com recursos do Governo do Paraná e apoio do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a construção do novo Pronto Atendimento Municipal terá início em breve.
-
Obra em SP de R$ 134,7 milhões instala mais de 5 quilômetros de tubos, cria nova travessia subaquática e promete levar 500 litros de água por segundo, reforçando o abastecimento de mais de 450 mil pessoas
-
Atlanta transforma contêineres em moradia para pessoas sem-teto e vira vitrine da aposta dos EUA em microcomunidades rápidas, pequenas e mais baratas para enfrentar a crise habitacional urbana
-
Rodovia de SP entra em transformação com mais de R$ 260 milhões em obras e 90 quilômetros de novas marginais
-
Casal arrematou num leilão às cegas um banheiro público abandonado e fedido à beira-mar por 33 mil libras, passou uma década reformando com as próprias mãos e hoje a casa de praia vale 295 mil libras
Serão R$ 4,5 milhões destinados à obra física e mais R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos de ponta.
A unidade será implantada em um terreno central da cidade, de propriedade da prefeitura, com área superior a 800 m² e previsão de entrega em até dois anos.
A estrutura será voltada ao atendimento de baixa e média complexidade, funcionando de forma ininterrupta, 24 horas por dia.
A população contará com serviços essenciais como triagem, consultórios médicos, salas de emergência, suturas, administração de medicamentos, apoio diagnóstico e exames.
A expectativa é que o novo espaço fortaleça significativamente a rede municipal de urgência e emergência.
Autoridades estaduais e municipais apoiam a iniciativa
O anúncio em Curitiba reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), o vice-prefeito Inei Heckert (MDB), o secretário das Cidades Guto Silva, o chefe da Casa Civil João Carlos Ortega, o subchefe Lúcio Mauro Tasso, o secretário de Agricultura Márcio Nunes e a diretora do Departamento Jurídico de Jandaia do Sul, Maria José Heckert.
Durante o evento, o secretário Beto Preto destacou a relevância da construção do novo Pronto Atendimento:
“Este novo Pronto Atendimento será uma referência regional, com estrutura de primeira linha, ampliando o acesso à saúde e oferecendo atendimento digno à nossa população”, afirmou.
O prefeito Ditão Pupio também comemorou a conquista e ressaltou a importância da obra para os moradores:
“Esse anúncio chega em boa hora na retomada do município, ainda mais que é uma estrutura nova toda equipada. Agradecemos a confiança do governador e do secretário em nossa cidade, que está mesmo precisando de um novo Pronto Atendimento para nossa população”, disse.
Revitalização do atual PAM e reestruturação da rede de saúde
Além da nova unidade, a Prefeitura de Jandaia do Sul pretende reformar o atual Pronto Atendimento Municipal (PAM) com recursos próprios.
A proposta é transformar o antigo prédio no novo Departamento Municipal de Saúde, centralizando diversos serviços em um único local. Uma nova licitação será aberta em breve para viabilizar essa reforma.
“O nosso antigo PAM era para estar pronto, deixamos licitado na gestão passada e não fizeram. Pegamos agora a obra paralisada e muito pouco foi feito. Estamos planejando uma nova licitação para transformar o prédio no Departamento de Saúde e centralizar tudo”, explicou o prefeito.
A iniciativa do Governo do Paraná, em parceria com o município, na construção do novo Pronto Atendimento 24h demonstra o compromisso com o bem-estar da população, garantindo mais acesso, qualidade e dignidade no atendimento médico.
