Governo do Estado de MT pode abrir linha de crédito para que pessoas de baixa renda consigam ter acesso a energia solar

Valdemar Medeiros
por
-
09-07-2021 11:19:41
em Energia Renovável
Governo do estado - MT - energia solar - baixa renda Painéis de energia solar – Créditos: gena

Governo do estado de MT estuda a possibilidade de abrir uma linha de crédito de energia solar para as famílias de baixa renda

Na sessão desta terça-feira (6), o deputado estadual, Faissal Calil (PV), apresentou uma indicação ao Governo do Estado de MT para a abertura de uma linha de crédito para que pessoas de baixa renda possam instalar, em suas residências, sistemas de energia solar fotovoltaicas. O pedido da linha de crédito foi feito uma semana após a Assembleia Legislativa de Mato grosso (ALMT) derrubar o veto ao projeto que propõe a cobrança do ICMS no estado.

Leia também

Linha de crédito contemplará a compra e instalação de placas de energia solar

De acordo com a indicação ao Governo do Estado de MT, apresentado por Faissal que tem o deputado Gilberto Cattani (PSL) como co-autor, o financiamento contemplará a compra e a instalação dos painéis de energia solar e também dos demais equipamentos para a sua operacionalização.

Faissal destaca que a necessidade da criação da linha de crédito para pessoas de baixa renda para incentivar o uso de energia solar se dá por conta dos obstáculos que a população encontra em arcar com altas tarifas de energia elétrica que são cobradas atualmente, principalmente, agora que estamos enfrentando uma crise hídrica.

Pandemia e o aumento na conta de luz afeta famílias de baixa renda

De acordo com o deputado estadual, a pandemia agravou a situação financeira de grande parte da população, prejudicando muito as condições econômicas das famílias brasileiras, principalmente as de baixa renda. Junto com a pandemia, os aumentos constantes na conta de luz também contribuíram com o agravamento da situação.

Grande parte das famílias tem deixado de colocar alguns itens básicos na mesa para que possam arcar com as altas tarifas, sendo essencial a criação de alternativas que supram as necessidades dessas pessoas, e a linha de crédito para a energia solar é uma delas.

Entenda quem será contemplado com a linha de crédito do Governo do Estado de MT

A energia solar é uma energia produzida a partir da luz do sol e pode ser gerada até mesmo em dias nublados e chuvosos, sendo uma fonte renovável e limpa. A energia oferece diversas vantagens e pode ser aplicada em duas diferentes finalidades, como as placas de energia solar instaladas em casas, empresas ou agronegócios ou coletores solares para aquecimento da água.

O deputado afirma que o benefício do Governo do Estado de MT será destinado àquelas famílias que possuem uma renda per capita inferior a meio salário mínimo. Segundo Faissal, estamos diante de uma crise hídrica e é necessário encontrar fontes alternativas de energia e não há uma solução melhor para as famílias de baixa renda.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.