Governo de Santa Catarina fecha parceria com a General Motors (GM) e juntam esforços para incentivar o uso de carros elétricos no estado
O Governo de Santa Catarina e a General Motors (GM) atuarão juntos em um grupo de trabalho para incentivar e planejar o uso de carros elétricos no estado. A proposta é fruto de uma reunião entre os dirigentes da companhia e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, logo após o retorno da Conferência do Clima, em Glasgow. Diante da manifestação da GM em instalar a política completa de fabricação de carros elétricos, o governo colocou à disposição o ambiente inovador e tecnológico do estado para planejar iniciativas que tenham o processo de transição envolvido, com a utilização de novos modelos de veículos que contribuem com uma baixa emissão de gases poluentes.
Leia também
Governo de Santa Catarina comenta sobre a parceria
De acordo com o governador, o ambiente tecnológico tem essa agilidade de mostrar alternativas simultâneas ao processo. Enquanto uma empresa lança carros elétricos, já há outra apresentando as oportunidades que podem aparecer em outros nichos, as soluções para a cadeia de produção, como a destinação correta e também reuso de componentes, por exemplo.
Essa visão cíclica é essencial quando se está em busca de uma sustentabilidade verdadeira. Carlos Moisés afirmou que Santa Catarina tem interesse em fomentar projetos que buscam a proteção do meio ambiente e que o estado já atua em diversas frentes para a mudança energética justa para modelos mais limpos. Além disso, os indicadores da gestão pública atual garantem segurança jurídica para os investidores.
-
Esse SUV da Nissan faz mais de 13 km/l, tem porta-malas de 432 litros, câmbio automático CVT e custa menos de R$ 75 mil no mercado de usados; conheça o Nissan Kicks S Direct 2018
-
Ônibus laranja de dois andares cruza continentes, chega ao Texas para a Copa do Mundo e vira atração em Houston após acompanhar torcedores da Holanda por mais de 20 anos em viagens pelo Brasil, Inglaterra, Catar e outros destinos
-
Coleção de hipercarros avaliada em até US$ 100 milhões aparece coberta por plásticos e abandonada durante semanas no aeroporto de Los Angeles, com Ferrari LaFerrari, McLaren Speedtail e Porsche
-
Esquecido por muitos, esse “tanque de guerra” da Hyundai custa o preço de um Kwid 0 km: com motor 2.0 de até 167 cv, câmbio automático, entre-eixos de 2,64m e autonomia de 650 km, o Hyundai ix35 2019 oferece amplo espaço interno, conforto e boa reputação mecânica, custando menos de R$ 90 mil na FIPE
Santa Catarina tem um futuro promissor no setor de carros elétricos
No caso dos carros elétricos, através da Celesc, o estado possui postos de recarga em uma rota que vai do Extremo Oeste até o Litoral e segue trabalhando arduamente para estruturar a rede com mais eletropostos pelo estado.
Segundo a vice-presidente da General Motors (GM) na América do Sul, Marina Willisch, o cenário de Santa Catarina é atrativo para acordos que fomentem a produção de carros elétricos, aumentando a presença do estado, do país e da América do Sul no setor de mobilidade que, de acordo com a general Motors, deverá tomar uma maior forma nos próximos anos.
De acordo com a executiva da GM, na visão macro da empresa, estes já são considerados potentes mercados. Santa Catarina, especialmente, por ter uma ótima base de fornecedores e pelos compromissos assumidos com as metas de baixa emissão e sustentabilidade. Marina afirmou que a fábrica da General Motors sediada em Joinville, é uma das mais sustentáveis da empresa.
Saiba quem participou da reunião entre o governo e a GM
Segundo Marina Willisch, o que a empresa ouviu do governo foi fantástico e faz acreditar que é possível. Se trata de algo que ainda é novo no Brasil, mas que, com as parcerias e fomentos que estão se iniciando com o estado, boas políticas públicas, ajudará tanto o governo do Estado quanto a empresa elaborar um modelo de mobilidade que possa ser seguro, mais acessível e livre de gases poluentes.
A reunião, através de uma webconferência contou com a participação do secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, de Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, pela GM, Glaucia Roveri, presidente da Celesc, Cleicio Poleto, gerente de Relações Governamentais, Daniela Kraemer, diretor de Relações Públicas e Governamentais, Adriano Barros.
