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Gigantes dos mares: os 8 maiores navios rebocadores offshore do mundo

4 de março de 2024 às 15:07
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Gigantes dos mares: os 8 maiores navios rebocadores offshore do mundo
Foto: Divulgação/Nexans Aurora

Conheça os 8 maiores navios rebocadores offshore, revelando as maravilhas da engenharia naval moderna, suas capacidades únicas e o papel vital que desempenham na indústria marítima global.

No vasto oceano da inovação e da engenharia naval, emergem os titãs dos mares: os navios rebocadores offshore. Estas embarcações não são apenas uma maravilha da engenharia moderna, mas também peças cruciais no xadrez da logística marítima global, especialmente no setor de energia. Hoje, mergulhamos nas profundezas para revelar os 8 maiores e mais impressionantes navios rebocadores offshore que dominam os mares ao redor do mundo.

Alp Keeper

Construído em 2018, este colosso dos mares foi desenhado especificamente para rebocar estruturas imensas, como plataformas de petróleo, por distâncias transoceânicas. Com uma tonelagem bruta de 5.901 toneladas e um poderoso puxador de amarração de aproximadamente 300 toneladas, sua presença impõe respeito por onde navega sob a bandeira da Holanda.

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BS OFFSHORE

Este navio, construído em 2016, destaca-se não só pela sua capacidade de navegação mas também por sua habilidade em acomodar até 60 pessoas, incluindo 40 técnicos de serviço, um atributo vital para operações offshore. Com uma tonelagem bruta de 5.897 toneladas, ele simboliza a eficiência e a robustez alemãs nos mares.

KroonBorg

O KroonBorg foi construído em 2015, especialmente para operações no Mar do Norte. Este navio é um verdadeiro polivalente, equipado com um guindaste com compensação de movimento, o que facilita a transferência de trabalhadores offshore para plataformas não tripuladas. Com acomodações para 60 pessoas, este navio holandês é um lar longe de casa para muitos no mar.

Centaurus

Lançado em 2019, este navio é um vanguardista no setor de energia eólica offshore. Projetado para operar com eficiência em alturas de onda de até 3 metros, ele é um testemunho da inovação contínua na indústria offshore. Com uma tonelagem bruta de 6.780 toneladas, ele representa a nova era dos navios rebocadores offshore.

Acta Auriga

O Auriga, operado pela holandesa Acta Marine e construído em 2018, é especializado em suporte à construção e operações de serviço W2W (Walk to Work). Com capacidade para 120 pessoas e um amplo espaço de armazenamento, ele é uma peça chave nas operações offshore, navegando orgulhosamente sob a bandeira da Holanda.

Edda Freya

Este navio não é apenas uma embarcação de construção de última geração, mas também um modelo de sustentabilidade, utilizando um sistema de produção híbrido diesel-elétrico. Com capacidade de carga de 11.400 toneladas e equipado com um guindaste offshore de 400 toneladas, ele é adequado para uma ampla gama de operações offshore.

North Sea Giant – revolução na construção offshore

Construído em 2011, o North Sea Giant destaca como uma das embarcações de construção mais avançadas do mundo, integrando baterias em seu sistema de gerenciamento de energia. Com uma capacidade de carga impressionante de 12.705 toneladas, ele redefine os padrões de eficiência e inovação no setor offshore.

Nexans Aurora

O Nexans Aurora, construído em 2021, é um especialista no transporte e instalação de sistemas de cabos submarinos de alta tensão. Com capacidade para 100 mil toneladas e equipamentos especializados, ele é preparado para enfrentar as condições mais severas em missões ao redor do mundo.

Estes navios rebocadores offshore não são apenas máquinas imponentes navegando pelos oceanos, eles são embaixadores da inovação, da segurança e da eficiência no mundo offshore. À medida que exploramos as capacidades destes gigantes dos mares, fica claro que o futuro da indústria naval e offshore está em mãos seguras e capazes, prontas para enfrentar os desafios dos mares com destreza e determinação.

História dos navios rebocadores offshore

História dos navios rebocadores offshore

A jornada dos navios rebocadores offshore é uma saga de inovação e evolução, marcada pela transformação dessas embarcações de simples barcos de trabalho para complexas plataformas de apoio offshore (OSVs), cruciais na exploração petrolífera offshore. Desde o início, com funções básicas de transporte de pessoas e suprimentos, esses navios adaptaram-se às crescentes demandas da indústria marítima, especialmente a partir de meados do século XX até a década de 2020, incorporando tecnologias avançadas, como sistemas de posicionamento dinâmico, e aumentando significativamente suas capacidades de carga e potência.

Os rebocadores, em particular, evoluíram de serem meros facilitadores de atracação e desatracação para se tornarem peças fundamentais nas operações de resgate e assistência em alto-mar. Com a distinção entre os rebocadores de porto, ágeis e manobráveis, para operações em áreas portuárias, e os rebocadores de alto-mar, robustos e potentes, para missões de socorro e resgate, a especialização dessas embarcações reflete a diversificação das necessidades e desafios enfrentados no mar.

À medida que a indústria offshore se expandiu, os OSVs diversificaram-se em várias categorias, incluindo navios de abastecimento de plataforma (PSVs), navios de abastecimento de rebocadores de manuseio de âncoras (AHTS), navios de apoio de mergulho (DSVs), navios de pesquisa sísmica e navios de instalação de cabos. Essa especialização permitiu que cada tipo de embarcação fosse otimizado para tarefas específicas, desde a manutenção de instalações offshore até a instalação e pesquisa sísmica, demonstrando a capacidade da indústria marítima de inovar e se adaptar às necessidades em constante mudança.

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