GE começa a testar a Halifax-X, a maior turbina eólica offshore do mundo

Valdemar Medeiros
por
-
24-10-2020 11:40:47
em Energia Renovável
GE – Halifax – x – turbina eólica Turbina eólica da Halifax – X

A GE Renewable Energy, fabricante de turbinas eólicas, revelou o mais recente protótipo de turbina eólica, uma versão otimizada de seu projeto de turbina eólica offshore Halifax-X que pode fornecer 13 MW de produção.

É a maior turbina eólica que a GE já produziu, com 248 metros de altura, pás de 107 metros de comprimento e oferece cerca do dobro da capacidade de geração da maioria das turbinas eólicas atualmente implantadas em todo o mundo, a Halifax-X é uma inovação.

Leia também

Halifax-X –  A maior turbina eólica do mundo

A GE disse que uma versão funcional da turbina eólica, otimizada para projetos offshore, foi implantada e está atualmente passando por uma série de testes para atender aos requisitos de certificação.

“Com três anos em construção, a plataforma Haliade-X provou ser uma história de sucesso. Combinado com quase 5 GW de compromissos do cliente e um programa internacional de teste e P&D, a versão aprimorada de 13 MW é um verdadeiro testamento de como continuamos a inovar e desenvolver nossa tecnologia Haliade-X para atender às necessidades de nossos clientes ”, CTO da GE para offshore vento, Vincent Schellings disse.

GE produziu algo maior e melhor do que a sua criação anterior

O tamanho da lâmina maior e a torre mais alta permitem que a gigantesca turbina extraia mais energia do vento e oferece uma eficiência de conversão 4 por cento maior do que a versão anterior de 12 MW da GE do protótipo Haliade-X que está operando em Rotterdam desde novembro de 2019.

Implantação as turbinas maiores em projetos offshore também podem atingir altos fatores de utilização, com alguns projetos atingindo fatores de capacidade superiores a 60 por cento.

Para colocar a produção em perspectiva, a GE afirma que usando o modelo de 13 MW, uma rotação das lâminas pode “gerar eletricidade suficiente para alimentar uma casa por mais de dois dias”.

Testes da maior turbina eólica do mundo

Durante os testes, o protótipo de 12MW Haliade-X estabeleceu um recorde para um único dia de geração de eletricidade a 228 MWh, o que seria energia suficiente entregue em um único dia para abastecer cerca de 45 residências australianas durante um ano inteiro.

O modelo de turbina de 13 MW da GE deverá ver sua primeira implantação no Parque Eólico Dogger Bank, no Reino Unido, com 190 unidades encomendadas e com instalação programada a partir de 2023. A GE disse que já garantiu 4,8 GW em pedidos para o Modelo de turbina Haliade-X de projetos no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.