1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ford lança tecnologia que permite que carros ‘andem sozinhos’ e que até ‘fujam’ do dono e voltem para a loja
Tempo de leitura 3 min de leitura

Ford lança tecnologia que permite que carros ‘andem sozinhos’ e que até ‘fujam’ do dono e voltem para a loja

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 01/03/2023 às 20:01
Ford, tecnologia, veículo
Foto: Reprodução google imagens

O sistema de tecnologia da Ford tem como objetivo desativar as funcionalidades básicas dos veículos, para que os motoristas inadimplentes não consigam trafegar com o carro

Ainda não temos muitos veículos voadores, mas agora teremos veículos que andam sozinhos! Isso mesmo, após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar que motoristas inadimplentes podem perder a sua carteira de motorista e o seu passaporte caso forem pegos dirigindo, a Ford está desenvolvendo uma tecnologia que permite que os carros impeçam os seus donos de dirigirem caso ele esteja com alguma pendência, segundo o auto esporte.

A tecnologia que foi patenteada pela Ford no dia 23 de Fevereiro deste ano, pode ser instalado em qualquer veículo que possua internet e conexão de dados, uma vez que o seu objetivo é desativar as funcionalidades básicas do veículo, ou seja, a tecnologia pode desativar o motor a trava das portas e também o ar condicionado.

Logo, com essa tecnologia, bastaria o proprietário não realizar o pagamento do veículo ou também perder a sua habilitação por exemplo para que a montadora passasse a controlar o sistema do seu veículo de forma remota, desativando as suas funções básicas impedindo que o motorista avance com o carro.

A princípio, a tecnologia iria desativar gradativamente as funcionalidades do veículo, começando pelo controle da velocidade e pelo ar condicionado e, logo em seguida, desativando o motor do veículo fazendo com que o motorista não consiga nem destravá-lo.

Como funciona a tecnologia da Ford?

Essa tecnologia desenvolvida pela Ford seria possível somente nos veículos que possuem conexão com internet e que possam atualizar o sistema de forma remota.

No caso de carros com direção autônoma, no caso de reintegração de posse por algum motivo se daria com o veículo saindo da casa do motorista inadimplente e seguindo para um lugar que pudesse ser rebocado de forma segura. A Ford afirma que os veículos podem seguir até o pátio do banco ou também a uma concessionária da Ford.

Se caso o banco não querer mais o veículo seja por conta do baixo valor ou também por algum outro motivo, a tecnologia pode programar o veículo para ser levado a um ferro velho ou um pátio de leilão, por exemplo, tirando o banco do processo burocrático.

Além disso, a Ford afirma que a tecnologia também terá um modo de emergência que poderá ser ativado caso o motorista inadimplente precise utilizar o veículo para ir ao hospital ou também se caso alguém ficar preso no interior do mesmo. Para isso, a montadora afirma que as câmeras e os sensores presentes no veículo podem identificar as emergências.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos