1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Fim do Gripen? Macron quer vender caças Rafale ao Brasil e negocia ajuda milionária para novo projeto de submarino nuclear
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Fim do Gripen? Macron quer vender caças Rafale ao Brasil e negocia ajuda milionária para novo projeto de submarino nuclear

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/04/2024 às 19:24
Macron quer vender caças Rafale ao Brasil
Foto: Reprodução/Youtube

Macron pretende vender caças Rafale à FAB. Além disso, o presidente francês também promete ajudar o país em um novo projeto de submarino nuclear.

Em sua visita recente ao Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron demonstrou que ainda tem interesse em vender caças Rafale à Força Aérea Brasileira (FAB). Há pouco mais de uma década, o caça francês perdeu a disputa do projeto FX-2 para Saab F-39 que atualmente equipa a FAB.

Conheça os caças Rafale que podem ser vendidos por Macron ao Brasil

Criador: © Dassault Aviation – S. Randé

Macron chegou ao Brasil no dia 26 de março e participou de uma série de agendas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos eventos foi o lançamento ao mar de um dos novos submarinos Classe Riachuelo da Marinha brasileira, o S42 Tonelero.

A embarcação tem como base a Classe Scorpène francesa e foi desenvolvida em parceria com o país europeu. O presidente reforçou que o Brasil e França estão cooperando para desenvolver um submarino nuclear brasileiro com base no Riachuelo, um programa que tem passado por atrasos. Na mesma fala, Macron mencionou outro produto militar francês relevante, os caças Rafale.

Ao falar dos aviões, que chegaram a ser os favoritos do governo para o FX-2, o presidente francês afirmou que nada está perdido. Segundo ele, quem sabe relançar a discussão sobre os Caças Rafale, visto que nunca nada se perde.

Entre 2009 e 2013, o Dassault Rafale disputou o programa do novo avião de caça brasileiro com o Boeing F/A-18 Super Hornet dos Estados Unidos e o então Gripen NG da Suécia. Os caças Rafale chegaram a ser anunciados vencedores da disputa em 2010, contudo a decisão do Governo foi anulada, com o caça sueco sendo escolhido pela FAB por fatores técnicos, três anos mais tarde.

Entenda melhor a fabricação do novo submarino Nuclear brasileiro

Além da possível compra dos caças Rafale, o presidente Lula anunciou ao lado do mandatário francês, Emmanuel Macron, parceria entre os países que prevê a troca de tecnologia para a construção de um submarino nuclear brasileiro. Lula falou ao presidente francês: “diga aos franceses que o Brasil busca o conhecimento da tecnologia nuclear, não para ter guerra, mas para garantir aos países que querem paz, que o Brasil estará ao lado de todos eles”.

O presidente brasileiro destacou que um “problema de animosidade contra o processo democrático”, afeta tanto o Brasil como o resto do mundo, e destacou que a parceria com a França permitirá que dois países importantes se preparem para que se possa conviver com essa animosidade sem se preocupar com qualquer tipo de guerra, visto que o Brasil é defensor da paz.

Submarino nuclear brasileiro pode ficar pronto em 2031

Lula e Macron fizeram declarações durante a cerimônia inaugural do submarino Tonelero (S42), da Marinha Brasileira, que faz parte de uma parceria estratégica única entre os governos da França e do Brasil, que resultará na construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

O submarino deve ficar pronto já em 2031 e será o maior de todos, com 100 metros de comprimento e 7 mil toneladas. Macron afirma seu desejo de começar um capítulo para novos submarinos, que seja possível olhar de frente para a propulsão nuclear sendo perfeitamente respeitosos a todos os compromissos de não proliferação.

O líder francês defendeu expandir a parceria entre Brasil e França. Segundo ele, os dois países compartilham a mesma visão de mundo e rejeitam a conflituosidade.

Macron ressalta que tem a convicção que é possível abrir uma nova parceria estratégica entre os dois países, que possuem a mesma visão do mundo e do seu equilíbrio. Rejeita o mundo que seja prisioneiro da conflituosidade entre duas grandes potências.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x