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EUA usarão enxames de robôs autônomos para montar aeronaves inteligentes com precisão, agilidade e segurança

Publicado em 09/04/2025 às 06:29
Enxames de robôs, Robôs, robôs autônomos
Créditos: H2 Clipper

EUA vão usar enxames de robôs para montar aeronaves inteligentes com velocidade, precisão e segurança. Projeto pode transformar a indústria aeroespacial

A H2 Clipper, empresa especializada em soluções baseadas em hidrogênio, conquistou uma nova patente que pode mudar os rumos da fabricação de aeronaves. A inovação é o uso de enxames de robôs autônomos e semiautônomos no processo de montagem aeroespacial.

Com a tecnologia, estruturas inteiras podem ser construídas por robôs que trabalham em equipe, com mais rapidez, segurança e menor custo. O avanço reforça a aposta da empresa em automação inteligente e marca um novo capítulo no setor.

Robótica de enxame aplicada à aviação

A patente recém-concedida baseia-se em outra, obtida em dezembro de 2023. Juntas, elas autorizam o uso de robôs em grupo para montar aeronaves de grande porte. Segundo a empresa, o método reduz custos em até 40% e acelera a produção em 60%, mantendo um padrão de qualidade elevado.

Rinaldo Brutoco, fundador e CEO da H2C, destacou o impacto da novidade. “A emissão desta patente marca um momento crucial na evolução da fabricação aeroespacial e de aviação. Ao substituir linhas de montagem tradicionais por enxames robóticos, esta inovação permite que aeronaves e grandes ativos aeroespaciais sejam construídos mais rapidamente, a um custo significativamente menor e com muito mais precisão”, afirmou em nota oficial.

A montagem ocorre por meio de diversos robôs coordenados. Cada unidade executa tarefas específicas, como prender partes da estrutura, instalar componentes internos e verificar a qualidade. Tudo isso com suporte de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Inteligência artificial e segurança integrada nos robôs

A IA tem papel central no funcionamento do sistema. Os robôs aprendem com suas ações, corrigem falhas, mantêm o cronograma e ajustam os movimentos em tempo real. O objetivo é garantir precisão e eficiência em todas as etapas.

A segurança também é prioridade. Os robôs contam com sensores e algoritmos que evitam colisões e assumem tarefas perigosas, como trabalho em altura. Com isso, reduzem-se os riscos para trabalhadores humanos.

Outra vantagem é a flexibilidade. O sistema não depende de estruturas fixas nem grandes fábricas. Pode ser montado remotamente e adaptado a diferentes locais, ampliando as possibilidades de aplicação.

Além disso, os robôs autônomos de levantamento pesado contribuem para movimentar peças grandes durante a montagem. Isso permite construir aeronaves diretamente no local, na vertical ou na horizontal, economizando espaço e recursos logísticos.

Economia e eficiência no centro da inovação

A abordagem da H2C elimina etapas tradicionais da fabricação aeroespacial, como o transporte de grandes peças entre setores. A montagem direta no local simplifica o processo e reduz as necessidades de infraestrutura.

Estimativas conservadoras baseadas em referências atuais de produção aeroespacial sugerem que essa abordagem pode reduzir os custos totais de fabricação em 40% ou mais e cortar os prazos de produção em até 60%, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade”, reforçou Brutoco.

Inicialmente criada para montar dirigíveis, a robótica de enxame demonstrou ser útil em outros segmentos da indústria aeroespacial. A empresa agora planeja ampliar sua atuação e levar a tecnologia para fabricantes de aeronaves de grande porte.

Com a nova patente, a H2C quer reunir especialistas de diferentes áreas, como aeroespacial, IA, robótica, manufatura e regulação. O grupo vai definir o caminho para o avanço da tecnologia e propor parcerias com grandes fabricantes.

A empresa também pretende criar um consórcio industrial. O objetivo é estimular o uso amplo da robótica de enxame no setor de aviação, abrindo espaço para novas aplicações e inovações.

Sustentabilidade e visão de longo prazo

A H2 Clipper também é responsável por projetos sustentáveis, como o dirigível Pipeline-in-the-Sky, movido a hidrogênio. O veículo promete transporte global de longa distância sem o uso de combustíveis fósseis.

Outro destaque é o H2C Safety Pipe, voltado para o transporte seguro de hidrogênio em curtas distâncias. Desde 2008, a empresa investe em patentes, softwares e soluções modernas voltadas para a aviação e o transporte limpo.

O uso de enxames de robôs autônomos inteligentes na fabricação reforça essa visão. Com processos mais limpos, precisos e eficientes, a H2C aposta em uma aviação mais avançada e menos dependente de sistemas tradicionais.

Com informações de Interesting Engineering.

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Romário Pereira de Carvalho

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