1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Este invento gera até 19.000 litros por dia de água em qualquer lugar, usando apenas o ar
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Este invento gera até 19.000 litros por dia de água em qualquer lugar, usando apenas o ar

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 14/05/2024 às 17:53
Cachoeira artificial Geração de água Tecnologia de extração de água do ar Solução contra a seca Genesis Systems LLC Inovação em água Sustentabilidade hídrica Crise da água Water Cube Produção sustentável de água
Conheça o Water Cube: o invento premiado que produz água a partir do ar! Capacidade diária de até 19.000 litros na sua maior versão

Conheça o invento premiado que produz água a partir do ar! Capacidade diária de até 19.000 litros na sua maior versão

Você consegue imaginar se houvesse um invento capaz de gerar litros e litros de água em qualquer lugar? Existe e é uma cachoeira artificial. A falta de água é um dos grandes males que assola o mundo, razão pela qual as iniciativas ligadas à criação ou extração de água são de interesse mundial. Quem não gostaria de acabar com uma ameaça ao ser humano?

Parece um conceito quase utópico que poderia ser alcançado se se tem a ideia e os recursos necessários. Há uma startup de Tampa (Flórida) que parece ter encontrado o segredo.

Chega uma cachoeira artificial que pode acabar com o grave problema mundial da seca

Genesis Systems LLC fabrica água a partir do ar e assegura que esta tecnologia pode ser generalizada. Promove um artefato que suga a água do ar. Informou que tem uma maneira mais econômica e escalável de conseguir isso do que seus concorrentes.

Em 2021, a companhia assinou seu primeiro acordo para instalar uma máquina de coleta de água do tamanho de um contêiner de envio no Porto de San Antonio. Além disso, chegou a outros acordos em áreas de desenvolvimento ao longo do mundo, conforme comunicado na época por David Stuckenberg, seu diretor de operações.

A empresa esteve negociando com entidades de 21 países, com um portfólio de possíveis acordos no valor de mais de 100 milhões de dólares. Nos últimos anos, esta tecnologia (que tira água do ar) tem sido muito estudada.

A cachoeira artificial tem seus contras

Sua pesquisa intensificou-se à medida que as mudanças climáticas obrigaram os seres humanos a viver em espaços mais secos e quentes. No entanto, ainda não pode ser possível para todos porque é muito mais cara do que a dessalinização.

Outro ponto que dificulta sua implementação é seu tamanho, já que há algumas soluções que só produzem quantidades limitadas de água potável para complementar as fontes primárias. Os críticos também questionam se a remoção da umidade do ar pode afetar o clima em suas precipitações.

Conforme registra a BNN, Stuckenberg, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e ex-piloto de combate, afirmou que esta preocupação não é válida.

Está trabalhando em uma rodada de financiamento da série A de cerca de 200 milhões de dólares, que estima um valor para a companhia acima de 1.000 milhões de dólares. De olho no futuro, a empresa considera alternativas para abrir seu capital.

Sistema WATER CUBE WC-1000 com capacidade para produzir 3800 – 19000 Litros/dia dependendo das condições. Fonte : https://genesissystems.com/

A cachoeira artificial chamou a atenção de importantes investidores

O invento da cachoeira artificial tem entre seus interessados importantes investimentos, como Ned Allen, ex-cientista chefe da Lockheed Martin Corp., e Jordan Noone, cofundador do fabricante de foguetes impressos em 3D Relativity Space.

Water Cube é o nome que recebe o dispositivo portátil da Genesis. Tem uma capacidade de produção de entre 1.000 e 2.000 galões de água doce por dia a custos inferiores aos de sua concorrência.

O profissional não deu detalhes sobre como conseguem que sua tecnologia seja mais acessível nem também mostrou um cronograma firme para sua produção comercial em 2021. O que sim expôs é que poderia aliviar a escassez de água e as tensões provocadas pela mudança climática.


Preço do Water Cube em 2024

Water Cube wc-100, Produz mais de 378 litros de água em condições ótimas. Fonte: https://genesissystems.com/

Após vários anos de trabalho, Water Cube foi o ganhador do Prêmio de Inovação CES 2024. Agora são conhecidos mais detalhes.

Produz mais de 378 litros de água em condições ótimas. Ideal para lares, locais fora da rede ou espaços nos quais se necessite uma fonte de água portátil. Funciona de maneira contínua, oferecendo um fornecimento constante de água 24 horas por dia.

A empresa sugere combinar o WaterCube com um sistema de armazenamento maior para ajudar os lares a gerenciar eficazmente suas necessidades, já que só pode chegar a 190 litros.

O modelo de moradia WC-100 WaterCube apresentado no CES 2024 media 1 metro de altura e pesava 360 kg. A firma afirma que seus modelos de produção terão um peso próximo a 270 kg, que ainda é grande para os lares convencionais. Os usuários podem ir controlando a qualidade da água com o app WaterCube.

Além disso, a firma adverte que a unidade funciona melhor em instâncias nas quais a umidade é de 35% ou mais. Necessita de uma tensão de fornecimento de 220 a 240 V, com um consumo de corrente de 22,0 A. Tem um consumo de energia de 6000 W e o tamanho sugerido para o disjuntor é de 40A.

Por agora, o preço de compra é elevado, mas a empresa afirma que baixará no futuro: 19.995 dólares.

A cachoeira artificial se apresenta como uma solução contra a seca, embora por ora não tenha cumprido a promessa de ser econômica para o usuário. Teremos que esperar para verificar se a Genesis Systems cumpre seu compromisso; o primeiro passo já foi dado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x