Estaleiro Ecovix vai gerar cerca de 5 mil vagas de emprego com a construção do navio POLAR para a Marinha do Brasil

Estaleiro Ecovix vai gerar cerca de 5 mil vagas de emprego com a construção do navio POLAR para a Marinha do Brasil Estaleiro Ecovix vai gerar cerca de 5 mil vagas de emprego com a construção do navio POLAR para a Marinha do Brasil

Com a chance de construção de um navio polar no estaleiro Ecovix, surge um novo suspiro de esperança para o polo naval do Rio Grande, isso vai se traduzir em muitas vagas de emprego na região

Boas notícias para a construção naval do Rio Grande do Sul! Ecovix negocia com a chilena ASMAR, a construção do primeiro navio Polar em seu estaleiro na cidade de Rio Grande. Outra excelente notícia renovou a esperança dos profissionais da indústria naval, após a crise no setor causada pela corrupção que acarretou em grandes demissões. Estaleiro Brasfels ganha mais um contrato da Modec e construção naval do RJ ganha sobrevida.

Leia também

De acordo com o vereador Benito Gonçalves, em entrevista ao Petronotícias, apesar de muitos terem deixado a cidade, Rio Grande ainda detém um grande contingente de mão de obra especializada à espera do renascimento do polo naval da região. “A cidade não esvaziou. O emprego foi embora, mas muitas pessoas ficaram aqui”, disse. O vereador destacou que as projeções da própria Ecovix são de que as obras do navio polar podem gerar até 5 mil empregos. “Isso tem deixado o povo muito eufórico. Estamos em uma expectativa muito grande para que essa empresa chilena possa fechar este contrato com a Ecovix”, concluiu.

A crise econômica em Rio Grande ocorreu no dia 12 de dezembro de 2016, quando houve demissões em massa no canteiro da Ecovix. Em 2010 estava previsto a construção de oito cascos para obras da Petrobras, que significavam 20 anos de obras e muitos empregos.

Os trabalhadores foram os únicos penalizados por tudo o que aconteceu desde a Operação Lava Jato., onde, tivemos que assistir plataformas serem cortadas e vendidas como sucat, além de peças importadas, de milhões e milhões de dólares, sendo vendidas como lixo. Na época, restavam três ou quatro blocos para a P-71. Já P-72 estava praticamente completa, só faltava montar.

Com a boa notícia da chance de construção de um navio polar no estaleiro Ecovix, surge um novo suspiro de esperança para o polo naval do Rio Grande, isso vai se traduzir em investimentos em segurança, saúde, obras e emprego na região.

Trata-se de uma construção diferente, o novo projeto irá ajudar o setor naval brasileiro a se desenvolver ainda mais, adquirindo um conhecimento inédito no Brasil., pois, não se trata de uma plataforma de petróleo, é um navio polar. É uma embarcação complexa que pode gerar mais de 5 mil vagas de emprego!

Para a construção do navio, o estaleiro Ecovix estima uma criação de 5 mil novas vagas de emprego diretos e indiretos. Sem contar com fornecedores, mão de obra indireta, comércio, podemos falar que um navio desses atingirá 10 mil pessoas tranquilamente.

Rio Grande do Sul não conta somente como estaleiro Ecovix. Há outros estaleiros na região como o QGI e, na cidade vizinha, São José do Norte, o estaleiro EBR. O EBR, aliás, fez quatro módulos para a Modec no ano passado. E agora, mais recentemente, pegaram mais quatro ou cinco módulos para fazer. Então, estão começando a contratar de novo.

O estaleiro está sendo limpo e organizado para uma possível retomada. Há uma grande expectativa para que essa empresa chilena possa fechar este contrato com a Ecovix.

“Eu, como vereador, atuando na parte política, tenho caminhado lado a lado para tentar facilitar tudo o que pudermos para abrir as portas para novos projetos nas cidades de Rio Grande e São José do Norte. Assim, poderemos recuperar aquilo que perdemos: a dignidade de termos de volta os postos de trabalho para os quais nos qualificamos”, afirmou Benito Gonçalves.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.