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Localização MS, MT Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 6 comentários

Estado brasileiro deve receber a primeira ferrovia shortline do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/02/2025 às 11:57
Mato Grosso do Sul avança com projeto pioneiro de ferrovia shortline, conectando produção local à Malha Oeste e impulsionando a economia.
Mato Grosso do Sul avança com projeto pioneiro de ferrovia shortline, conectando produção local à Malha Oeste e impulsionando a economia.

Em uma iniciativa inédita, Mato Grosso do Sul está prestes a inaugurar a primeira ferrovia shortline do Brasil, conectando o Projeto Sucuriú da Arauco à Malha Oeste. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o projeto promete revolucionar o transporte de cargas e alavancar a economia regional, posicionando o estado na vanguarda da logística nacional.

No coração do Brasil, onde vastas extensões de terra encontram oportunidades de desenvolvimento, uma iniciativa ferroviária promete transformar a logística e a economia regional.

Embora os detalhes ainda estejam em fase de definição, as expectativas são altas para um projeto que poderá redefinir o transporte de cargas no país.

O governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério dos Transportes, está avançando nos planos para a construção de um trecho ferroviário de 47 quilômetros que ligará o Projeto Sucuriú, da empresa Arauco, à Malha Oeste.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está analisando o pedido de autorização, e a previsão é que a aprovação oficial ocorra até o final de março.

A Arauco planeja iniciar as obras em setembro deste ano, com um investimento estimado em US$ 4,6 bilhões.

Este projeto visa facilitar a exportação de celulose, conectando a produção local aos principais mercados internacionais.

A primeira shortline do Brasil

Este novo trecho ferroviário tem o potencial de se tornar a primeira “shortline” do país, um conceito amplamente utilizado nos Estados Unidos para designar ferrovias de curta distância que conectam indústrias locais a linhas ferroviárias principais.

A regulamentação recente do marco legal das ferrovias no Brasil abriu caminho para esse tipo de operação, e a iniciativa da Arauco pode servir de modelo para futuras concessões.

Revitalização da Malha Oeste

Além da construção do novo trecho, a revitalização da Malha Oeste é uma prioridade.

Os planos incluem a recapacitação do trecho entre Corumbá e Porto Esperança, a rebitolagem da linha entre Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, e a construção de um novo segmento ligando Três Lagoas a Aparecida do Taboado, integrando-se às operações da Suzano.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está avaliando o projeto, e, se aprovado, os investimentos devem começar no segundo semestre de 2025, com conclusão prevista para 2026.

Impacto econômico e logístico

A expansão da infraestrutura ferroviária é vista como crucial para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, especialmente para os setores de celulose e biocombustíveis.

O transporte ferroviário é considerado um elemento estratégico para garantir a competitividade do estado, melhorando o escoamento da produção até o Porto de Santos e impulsionando a logística e a economia regional.

Investimentos e expectativas

A relicitação da Malha Oeste prevê um investimento de R$ 18 bilhões ao longo de 60 anos, com a concessão de mais de 1.600 quilômetros de ferrovia entre Corumbá (MS) e Mairinque (SP).

O edital de relicitação está previsto para o primeiro semestre de 2024, e a expectativa é que os investimentos comecem em 2027, com melhorias significativas na infraestrutura ferroviária.

Desafios e perspectivas

Embora os planos sejam ambiciosos, há desafios a serem superados.

A necessidade de modernização da malha ferroviária existente e a garantia de investimentos contínuos são pontos críticos para o sucesso dos projetos.

No entanto, com o apoio do governo estadual e federal, além do interesse de empresas privadas, as perspectivas são promissoras para a transformação da logística ferroviária em Mato Grosso do Sul.

Para especialistas, a implementação da primeira ferrovia shortline do Brasil e a revitalização da Malha Oeste representam passos significativos para o fortalecimento da infraestrutura de transporte no país.

Essas iniciativas não apenas melhoram a eficiência logística, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico regional, posicionando Mato Grosso do Sul como um hub estratégico no cenário ferroviário nacional.

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Gilberto Cosra
Gilberto Cosra
08/02/2025 12:50

Transporte ferroviário é um grande avanço técnico para desenvolver vários ramos da economia, tanto regional quanto nacional. O país só tem a ganhar como crescer e desenvolver negócios agregados. Parabéns à iniciativa. Torço para continuidades desses projetos.

Antonio
Antonio
09/02/2025 04:15

Com o Desenvolvimento rodoviário, o transporte ferroviário foi deixado de lado. Depois da Privatização da RFFSA, o sistema ferroviário ficou, ainda mais, fragmentado (isolado), com ferrovias e estações de embalarques abandonadas. Agora, com a privatização ferroviária, os gestores privados, tem preferência pelas cargas, por mais lucratividade. É preciso, dar importância ao transporte ferroviário de passageiros, pois ele também é importante. O trânsito intenso de caminhões, e veículos de passeios nas rodovias, está causando muitos acidentes fatais.

Carlos
Carlos
09/02/2025 09:48

18 bilhões em 60 (sessenta )
Isto não existe
Será a “usina angra” para todos os governos poderem roubar de uma obra eternamente inacabada.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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