1. Início
  2. / Construção
  3. / Homem constrói casa com concreto feito de papel reciclado e chama atenção em Portugal; batizada de Porta do Caracol, a moradia reúne painéis solares, jardim vertical e piscina com filtros naturais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Homem constrói casa com concreto feito de papel reciclado e chama atenção em Portugal; batizada de Porta do Caracol, a moradia reúne painéis solares, jardim vertical e piscina com filtros naturais

Publicado em 16/06/2026 às 11:39
Atualizado em 16/06/2026 às 11:41
Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis.
Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis.(imagem meramente ilustrativa feita com IA)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis.

Uma iniciativa desenvolvida em Portugal está chamando atenção por apresentar uma alternativa incomum para a construção civil. O empreendedor ambiental Guy Arnauld criou uma casa utilizando um tipo de concreto leve produzido com papel reciclado, cal e argila. A moradia, denominada Porta do Caracol, foi construída no quintal de uma residência e reúne soluções voltadas à eficiência energética, ao reaproveitamento de materiais e à integração com a natureza.

O projeto foi desenvolvido com a tecnologia IsoPlus e surgiu a partir da criação de um eco-bloco produzido com tijolos de papel. Além de servir como residência, a estrutura também busca demonstrar como conceitos ecológicos podem ser aplicados de forma prática em uma habitação legalizada e funcional.

Como a casa de concreto foi construída?

Diferentemente das construções convencionais, a proposta utiliza materiais reaproveitados como elemento principal da estrutura. O concreto leve empregado no projeto é formado por fibras de papel reciclado combinadas com cal e argila.

O conhecimento que possibilitou a criação desse sistema tem origem na trajetória familiar de Arnauld. Parte da experiência adquirida com materiais alternativos veio de seu pai, proprietário de um ferro-velho em Infias, Portugal. Nesse ambiente, ele teve contato direto com diferentes materiais e suas possibilidades de reutilização.

Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis.
Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis. Fonte: DRO.

A residência recebeu ainda uma série de elementos projetados para ampliar seu desempenho ambiental e reduzir impactos ao meio ambiente.

Destaques da construção:

  • Concreto leve produzido com papel reciclado;
  • Painéis solares;
  • Jardins verticais;
  • Banheiro seco;
  • Claraboias;
  • Sistema de aquecimento sem fumaça Ordul;
  • Aberturas de ventilação natural chamadas trapeiras;
  • Varandas de até 10 metros quadrados;
  • Piscina equipada com filtros naturais.

Casa e arte reunidas em um mesmo conceito

A proposta vai além da simples construção residencial. O conceito da Porta do Caracol foi pensado para unir arquitetura, engenharia e expressão artística dentro de um mesmo espaço.

Ao comentar o projeto à revista O Minho, Guy Arnauld afirmou: “Esta ecoescultura habitável combina arte, engenharia e habitação legal com eficiência energética. Braga está se tornando uma referência nacional em inovação sustentável.”

Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis.
Casa de concreto leve produzida com papel reciclado em Portugal une eficiência energética, arte e soluções sustentáveis. Fonte: DRO.

A inspiração visual da residência também está relacionada ao símbolo do caracol. Elementos da construção foram planejados para representar características do animal, inclusive as trapeiras, que funcionam como sistema de ventilação natural e simbolizam suas antenas.

O papel do concreto ecológico no conforto da moradia

De acordo com Arnauld, a utilização de fibras de papel reciclado não tem apenas uma função ambiental. O material também contribui para o conforto térmico da residência e atende às normas exigidas para esse tipo de construção.

Segundo o idealizador, cada detalhe foi projetado para cumprir uma função prática e sustentável. O objetivo foi criar uma habitação capaz de aproveitar recursos naturais e reduzir a dependência de sistemas convencionais.

Em outra declaração, ele resumiu a filosofia do projeto: “É um jardim que funciona como uma habitação horizontal, e o caracol é o nosso símbolo de sustentabilidade, porque carrega a casa nas costas com máxima eficiência.”

Sustentabilidade além da casa

O envolvimento de Guy Arnauld com questões ambientais não se limita à construção da Porta do Caracol. O empreendedor também lidera a EcoEstação, uma cooperativa não governamental voltada para iniciativas de educação ambiental e criatividade pedagógica.

Dessa forma, a residência funciona como mais um exemplo dentro de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento de soluções sustentáveis. Ao combinar materiais reciclados, eficiência energética e elementos naturais, o projeto apresenta uma alternativa baseada no reaproveitamento de recursos e na busca por construções com menor impacto ambiental.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fonte
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x