1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Parecia só um mercado de peixes comum, mas arqueólogos acharam a 5 metros no subsolo em Barcelona um navio de 500 anos, preservado com mais de 30 costelas de madeira curvas
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Parecia só um mercado de peixes comum, mas arqueólogos acharam a 5 metros no subsolo em Barcelona um navio de 500 anos, preservado com mais de 30 costelas de madeira curvas

Publicado em 10/06/2026 às 08:54
Atualizado em 10/06/2026 às 08:56
Assista o vídeoNaufrágio encontrado em Barcelona
Imagem: Ilustração
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Arqueólogos encontraram parte da popa de uma grande embarcação em Barcelona, com 10 metros de comprimento, mais de 30 costelas de madeira e possível origem mediterrânea com influências atlânticas

Arqueólogos encontraram em maio de 2025, em um antigo mercado de peixes de Barcelona, no nordeste da Espanha, os destroços de um grande navio que pode ter afundado entre os séculos XV e XVI. O naufrágio em Barcelona foi localizado a cinco metros abaixo do nível do mar e chamou atenção pelo estado de conservação da madeira.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Naufrágio em Barcelona foi achado em área de antigo mercado de peixes

A equipe identificou a popa arruinada de um navio durante as escavações. O fragmento mede 10 metros de comprimento por três metros de largura e é atravessado por mais de 30 costelas de madeira curvas.

Segundo os arqueólogos, a dimensão da peça indica que se trata de parte relevante de uma grande embarcação, preservada sob areia úmida.

Madeira do navio foi protegida pela areia úmida

A conservação do material ocorreu porque a areia molhada cobria a madeira. Agora, a equipe precisa manter o fragmento úmido dia e noite para evitar o ressecamento.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Estudos devem detalhar origem da embarcação

O diretor da equipe arqueológica, Santiago Palacios Nieto, afirmou à Reuters na ocasião que o achado é incomum por envolver vestígios arqueológicos subaquáticos. Segundo ele, novos estudos na quilha e na madeira devem revelar mais detalhes.

A embarcação é provavelmente de construção mediterrânea, com influências atlânticas, possivelmente do País Basco ou da Galiza.

Esta matéria foi elaborada com base em informações da Reuters, com dados, números e declarações preservados conforme o material consultado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Ir para o vídeo em destaque
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x