A Descoberta da Equinor pode atrair mais investimentos para indústria offshore de petróleo e gás
Nesta quarta-feira (24), a Equinor anunciou que fez uma grande descoberta de petróleo na plataforma continental norueguesa, que pode variar entre 75 e 120 milhões de barris de óleo equivalente recuperável. Os dados são referentes ao chamado poço de exploração 31/ 2-22 S, no prospecto Blasto, que fica próximo do campo de Fram, no Mar do Norte. O poço de petróleo foi perfurado a uma profundidade vertical de 2.282 metros abaixo do nível do mar.
Leia também
O vice-presidente sênior de exploração da Equinor na Noruega, Nick Ashton comenta: “A descoberta revitaliza uma das áreas mais maduras na plataforma continental norueguesa. Com descobertas em quatro dos quatro prospectos na área de Fram durante os últimos 18 meses, provamos volumes que, no total, criarão um valor considerável para a sociedade”.
O poço de petróleo atingiu uma coluna de óleo total de cerca de 30 metros na parte superior da formação Sognefjord e uma coluna de óleo de cerca de 50 metros na parte inferior da mesma formação, Segundo a Equinor. A Lâmina d’água na área é de 349 metros.
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
- PPSA prevê R$ 500 bilhões em arrecadação e União pode chegar ao top 3 de maiores produtores de petróleo até 2030
- Petrobras confirma uma de suas maiores descobertas e já tem data para começar exploração
A Equinor e seus parceiros irão considerar vinculá-la a outras descobertas e à infraestrutura existente. A petroleira norueguesa é operadora da área, em parceria com Var Energi, Idemitsu Petroleum e Neptune Energy.
Produção de barris de petróleo no Brasil
Segundo dados da Petrobras, produção brasileira atual de é de mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia. Desempenho esse que põe o nosso país na segunda posição na América Latina (atrás apenas da Venezuela) e em 17o no ranking mundial de barris produzidos.
Entretanto, o Brasil ainda importa uma pequena parte dos barris de petróleo que produz. Isso acontece por razões econômicas e técnicas. Por um lado, enquanto o petróleo importado é pago em forma de prestações e a prazo, as exportações são pagas à vista, o que proporciona um faturamento positivo na balança comercial brasileira.
A produção de Petróleo no Brasil é realizada em nove bacias petrolíferas, das quais quatro merecem destaque: as bacias de Campos, de Santos, do Espírito Santo e do Recôncavo Baiano.
A Equinor é uma empresa internacional de energia, com sede na Noruega e operações em mais de 30 países. Ela está presente no Brasil há quase 20 anos, com foco em exploração e produção de óleo e gás, e em energia renováveis.
O Brasil é um dos três países prioritários para os investimentos na empresa, que tem um portfólio de óleo e gás diversificado no país, com licenças em diferentes estágios como, por exemplo, a exploração, desenvolvimento e produção – nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. A Equinor é a maior companhia internacional em volume de produção, com uma média de aproximadamente 100 mil barris de petróleo por dia.