Energia solar ultrapassa 8 GW de potência e já gerou mais de 240 mil empregos no Brasil

Roberta Souza
por
-
09-03-2021 14:52:11
em Energia Renovável
Energia solar, energia, empregos Painéis de energia solar/ Fonte: Reprodução – Via Google

Segundo dados da Absolar, a energia solar fotovoltaica supera 8 gigawatts de potência, gerando mais de 200 mil empregos e já atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos

A ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, divulgou que a capacidade de geração de energia solar fotovoltaica do Brasil ultrapassou 8 GW, gerou mais de 240 mil empregos e atraiu investimentos de mais de 40 bilhões de reais. Os dados também mostraram que a fonte de energia abastecia cerca de 514 mil unidades consumidoras no Brasil. O levantamento considerou grandes usinas e sistemas de pequeno e médio porte instalados no solo, fachadas e coberturas.

Geração de energia solar

As usinas solares de grande escala se tornaram a sétima maior fonte de geração de energia do Brasil. São nove estados do Brasil que tem-se esses projetos, são eles: Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco.

Em termos de capacidade instalada total de geração de energia centralizada e distribuída, a energia solar fotovoltaica ocupa a sexta posição na matriz energética do Brasil, perdendo apenas para as usinas a gás natural, eólica, hidrelétrica, biomassa e térmica movidas a diesel e outros combustíveis fósseis. E está superior às usinas termelétricas e nucleares.

Em termos de número de sistemas instalados, os utilizadores residenciais ocupam uma posição de liderança, representando 73,6% do total, em seguida, surgiram empresas dos setores de comércio e serviços (16,6%), consumidores rurais (7,0%), indústria (2,4%), instituições públicas (0,4%) e outros setores, como serviços (0,03%) e iluminação pública (0,01%).

Empregos e investimentos no setor de energia solar

Os números da pesquisa da Absolar também mostram que, desde 2012, o setor de energia solar fotovoltaica gerou mais de 240 mil empregos e investiu mais de 40 bilhões de reais. O investimento acumulado em usinas solares de grande porte ultrapassa 16 bilhões de reais.

Com 4,9 GW de potência instalada de geração fotovoltaica, o setor de geração distribuída simboliza o investimento acumulado de mais de 24 bilhões de reais em cinco regiões do país desde 2012.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos