Energia renovável: Energisa anuncia investimentos de R$29,5 bi até 2026, com foco na diversificação de negócios e enfoque em energia verde

energisa energia renovável

A Energisa, gigante da distribuição, mostra em reunião com investidores que investirá em energia renovável para diversificar o portfólio.

Energisa, uma das maiores empresas de distribuição de energia do Brasil no campo privado, anunciou em evento para investidores um investimento massivo na ampliação e diversificação dos seus negócios, incluindo energia renovável. O investimento total até 2026 será de 29,5 milhões, o que representa 1,6 vezes o volume de aportes de 2017, até hoje.

Ricardo Botelho, CEO da Energisa, aponta que este grande aporte vai equilibrar as contas da Energisa em relação aos mercados nos quais a empresa atua.
Com este novo investimento, a empresa  modificará seu portfólio, que no atual momento tem enfoque principal na distribuição. Com a finalização dos aportes, em 2026, a empresa espera que o segmento de distribuição responda por 53% dos investimentos, enquanto geração/transmissão e outros negócios alcancem cerca de 47%.

O que sabemos da nova estratégia da Energisa?

Energisa energia renovável
primeiro parque solar da Energisa. Os planos incluem mais energia solar e investimentos em biogás Fonte da imagem: Energisa

Esta nova estratégia vem sendo chamada de 4Ds da Energisa (diversificação, digitalização, descarbonização e descentralização) e para seguir nesse sentido, a empresa também vem investindo desde o início do ano no fortalecimento da sua liderança executiva.

Isso incluiu a contratação de novos profissionais e a criação de cargos de vice-presidência, que trouxeram novas competências para o desenvolvimento de serviços do grupo, e aumentaram o foco em marketing e vendas.

Roberta Godoy, vice-presidente de soluções energéticas, que fica responsável pelas áreas de geração distribuída, comercialização e soluções energéticas, aponta que ” até 2026 vamos conectar demandas, ofertas, pessoas, serviços, clientes e experiências em uma única plataforma completa, explorando a sinergia entre os diferentes negócios do grupo “.

Outra intenção da empresa é quintuplicar a sua base de clientes nos próximos 3 anos. Ela comenta que, ” investimos 300 milhões de reais na construção de plantas próprias de energia solar, o que resultará no fim deste ano uma geração total de 77,7 MW. Até 2024, pretendemos instalar mais 460 MW ativos próprios, com investimento estimado de mais de  R$2,3 milhões. Além disso, nossa meta é passar de 2 mil pequenas e médias empresas para cerca de 10 mil empresas atendidas.”

Energisa energia renovável
biogás e biometano são outras fontes de energia renovável na mira da Energisa. Fonte: Pplware.

Para cumprir esse objetivo ainda existirá um grande investimento nos canais de vendas digitais por meio de empresas licenciadas. Outro aspecto interessante é que a empresa está investindo em outras possibilidades de energia verde, e nesse caso, o biogás não podia ficar de lado. Os investimentos nessa área estão em sinergia com a expertise da empresa, com grande enfoque de distribuição

“A expectativa de crescimento na oferta de gás verde na malha integrada é de 33,6% no período de 2020 e 2030, com os planos de privatização de empresas distribuidoras estatais”, comenta novamente Bruna.

A intenção da Energisa está além da distribuição, neste mercado. Ela  também tem intenção de produzir biogás para geração de energia elétrica, além de biometano, como substituto do gás natural obtido por meios não renováveis, como o petróleo.

A intenção da Energisa é adentrar o mercado de gás natural verde obtido de resíduos sólidos urbanos e dejetos animais da produção de granjas ou de gado confinado.

Publicidade




Tags:
Jordan Florio de Oliveira
Especialista em marketing de conteúdo multidisciplinar. Minha missão e comunicar de forma inteligente e interessante, simplificando o complicando e sempre em busca da verdade.