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Empresa desenvolve solução para melhorar sistemas de refrigeração e combustível em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio — proporciona maior eficiência e menor desgaste de materiais

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/02/2025 às 08:51
hidrogênio
Foto: Reprodução

Uma nova solução promete revolucionar o transporte sustentável, otimizando os sistemas de refrigeração e combustível em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio

A Continental, gigante global em soluções automotivas, anunciou um avanço importante para o setor de transporte sustentável. A empresa desenvolveu uma nova solução para sistemas de refrigeração e combustível em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio.

A inovação promete reduzir o desgaste de materiais, aumentar a autonomia e prolongar a vida útil dos veículos, trazendo avanços importantes para a mobilidade sustentável.

Inovação no sistema de resfriamento com borracha sintética

A Continental desenvolveu um sistema de resfriamento para o trem de força de veículos comerciais movidos a hidrogênio, projetado para minimizar a lixiviação de íons no circuito de fluido.

Essa inovação utiliza linhas feitas com borracha sintética à base de EPDM (etileno-propileno-dieno), um material destacado pela alta resistência à penetração de íons indesejados.

Essa tecnologia resolve um problema crítico: a lixiviação de íons pode causar degradação de componentes essenciais, como a membrana de troca de prótons (PEM), responsável pelo funcionamento da célula de combustível.

Com a nova solução, o desgaste é reduzido, e a vida útil dos componentes aumenta, resultando em menor custo de manutenção.

Barreira termoplástica

Um dos grandes desafios no uso de hidrogênio como fonte de energia é sua baixa densidade e alta volatilidade, o que aumenta o risco de vazamentos.

Para enfrentar esse problema, a Continental desenvolveu uma linha de hidrogênio com uma barreira termoplástica especial, que impede que as moléculas de hidrogênio escapem, mesmo com sua diminuta dimensão.

Com isso, o sistema torna-se mais seguro, evitando misturas inflamáveis de hidrogênio com ar, que poderiam causar acidentes.

Além da segurança, a nova tecnologia reduz a perda de combustível por permeação, aumentando a autonomia dos veículos com células de combustível.

Original Equipment Solutions (OESL)

A inovação é fruto da experiência da nova área de negócios da Continental, a Original Equipment Solutions (OESL), uma unidade do grupo ContiTech.

Essa área foi criada para fornecer suporte técnico especializado a fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e desenvolver soluções avançadas para a transição rumo à mobilidade sustentável.

A OESL reúne décadas de conhecimento da Continental em circuitos de fluidos e motores de combustão para aplicá-los a sistemas de propulsão baseados em hidrogênio.

A combinação de expertise em materiais e engenharia de alta precisão permite criar soluções que conciliam estanqueidade, flexibilidade e resistência a altas pressões — fatores críticos para o desempenho seguro e eficiente dos veículos movidos a hidrogênio.

Com informções de ecoinventos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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