Início Empresa desenvolve a primeira scooter elétrica do mundo capaz de impedir uma invasão Hacker

Empresa desenvolve a primeira scooter elétrica do mundo capaz de impedir uma invasão Hacker

27 de janeiro de 2022 às 12:07
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Scooter - Scooter elétrica - Hacker - invasão Hacker
NUUK Cargopro: a scooter elétrica está protegida contra invasão de criminosos no sistema que pode levar a furtos indesejáveis – foto: IGcarros/Reprodução

Com grandes hackers à solta, uma empresa europeia criou a primeira scooter elétrica capaz de impedir uma invasão Hacker do mundo. O modelo foi criado devido a uma nova diretiva de segurança cibernética

De acordo com uma nova diretiva europeia, a partir de 2024 todos os automóveis devem estar em conformidade com os novos padrões contra invasão Hacker. Vale ressaltar que a regra vale para veículos homologados a partir do segundo semestre deste ano. A segurança contra invasões hacker visam proteger e impedir que criminosos em redes de internet usem da tecnologia para adquirir dados, invadir contas e até mesmo controlar comandos do veículo sem que o proprietário perceba. Alguns veículos elétricos já foram roubados dessa forma. Apesar das motocicletas não estarem incluídas na nova regra, foi recomendado que as scooters elétricas sejam cobertas, tendo em vista que elas possuem um alto nível de conectividade.

Leia também

Empresa espanhola desenvolve scooter elétrica que impede invasões hackeres

A espanhola EurobyCar é um exemplo e já desenvolveu um novo teste que visa coibir a ação dos criminosos cibernéticos, e um dos setores que já largou na frente é justamente o das motocicletas. Entretanto, o mérito vai para a empresa NUUK, que está situada no País Basco, região histórico-cultural no extremo norte da Espanha e no Extremo sudoeste da França, que construiu uma scooter elétrica que passa sem muito esforço no novo requisito de invasão hacker.

A Scooter elétrica Cargopro, que é produzida pela empresa em Basca, é um veículo urbano que conta com um motor de 6kW e baterias fixas e que oferece vários acessórios opcionais que podem ser adicionados para permitir o transporte de bagagens e pacotes.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Além disso, a montadora afirma que, além da segurança de se trafegar com a Scooter sem que o usuário se sinta atacado por violações de dados, ela conta com uma velocidade máxima de 80 km/h e uma autonomia de 96 km. O veículo deve ser colocado à venda ainda em 2022 e seu preço para a Europa não deve ser mais que 4 mil euros.

Hacker de 19 anos invade sistema de carros elétricos da Tesla

Se tratando de invasão Hacker, nem mesmo a Tesla conseguiu escapar. Um erro no software dos veículos da montadora permitiu que David Colombo, um jovem de 19 anos, tivesse o controle de mais de 25 veículos da marca em 19 países distintos, conseguindo não apenas ligá-los remotamente, mas também espiar os proprietários. De acordo com David, não é uma falha na infraestrutura da montadora, mas sim gerada pelos proprietários dos veículos que utilizam um software de terceiros.

Scooter elétrica com 200km de autonomia já está disponível para venda no mercado

Se a autonomia da Cargopro lhe deixa inseguro, não se preocupe. Há diversos outros modelos à venda no mercado, como é o caso do modelo da Kymco, a Like 125 EV, uma scooter elétrica que conta com uma autonomia de 200 km em apenas uma carga.

Além disso, o veículo consegue ofertar ainda uma potência de 4,3 cavalos. A montadora afirma que apenas uma hora é o suficiente para que a Like 125 EV seja carregada completamente. O melhor de tudo é que o modelo pode sair por apenas R$ 7 mil reais.

Relacionados
Mais recentes