Empresa cria concreto capaz de carregar carros elétricos semelhante ao carregamento sem fio de smartphones

Valdemar Medeiros
por
-
02-09-2021 16:21:22
em Logística e Transporte
concreto - carros elétricos - smartphones - carregamento Novo mecanismo o para recarregar carros elétricos – créditos: Infonet

A empresa norte-americana garantiu que o concreto poderá carregar carros elétricos com 95% de eficácia, mecanismo se assemelha ao carregamento sem fio dos smartphones

Durante o processo de modernização do mundo, basicamente tudo o que conhecemos se modificou ao longo do tempo. Atualmente temos fácil acesso a redes de internet, objetos eletrônicos de alta performance e fácil locomoção e até veículos movidos pela eletricidade, e a criação da vez tem tudo a ver com isso. Na cidade de Indiana, nos Estados Unidos, uma empresa desenvolveu uma espécie de concreto que auxiliará na reposição de carga de um carro elétrico em movimento, ou seja, evitando que o motorista pare para recarregar seu veículo e espere por longas horas. A empresa garantiu que o concreto carregará os veículos com 95% de eficácia.

Leia também

O carregamento dos carros elétricos através do concreto é semelhante ao carregamento sem fio dos smartphones

A Magment é a empresa responsável por projetar esse modelo de concreto, além de ser responsável também por instalar essa nova tecnologia. A empresa norte-americana disse que esse projeto é um grande passo em direção ao futuro, que prevê o carregamento sem fio dinâmico de diversos modelos de carros elétricos.

De acordo com Mauricio Esguerra, CEO da Magment, esta tecnologia será capaz de estabelecer um tipo de padrão para eletrificação dos transportes considerados acessíveis, eficientes e sustentáveis.

Bateria dos carros elétricos serão recarregados com concreto no futuro?

O concreto será capaz de carregar os carros elétricos em movimento, tecnologia essa que imita o carregamento sem fio de smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Essa tecnologia é extremamente atual e poderosa. O modo como a mesma é utilizada durante o carregamento sem fio utilizado em diversos aparelhos, serviu de base para a criação do concreto que possui características idênticas.

O Departamento de Transporte de Indiana (INDOT) ficará responsável por “plantar” as bobinas de fios eletrificados sob o asfalto, dando origem a um campo magnético. A empresa prevê que esse campo magnético deve ficar ao longo da superfície da estrada, nascendo, assim, a primeira estrada de carregamento apra carros elétricos do país.

Direcionamento do projeto, após término dos estudos de viabilização

Ao término dos estudos e a realização dos testes forem bem sucedidas, o modelo elaborado pela Magment será aplicado em um campo que ainda não possui nenhum tipo de vínculo com outras empresas. Isso facilitará no controle da situação, sem interferência externa.

A aplicação dessa tecnologia na estrada irá começar no término do verão e segundo a Magment, essa aplicação ocorrerá em algumas fases. Além instalação das bobinas na estrada, também haverá a instalação de bobinas receptoras nos carros, para que recebam o carregamento. Dessa forma, os carros conseguirão captar a carga emitida pelas bobinas do concreto, conforme dirigem ao longo da estrada.

Ao receberem a carga magnética, uma carga extra ficará armazenada nas bobinas do carro. O projeto utilizará ferrita reciclada como bobinas, permitindo que se cumpra a estimativa de ter o veículo carregado com até 95% de eficácia.  

Ao fim dos estudos, se for realmente constatado que existe uma economia de custos, a última fase será a de produção, que iniciará após dois testes não divulgados pela empresa, que serão feitos em laboratório planejado.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe