Carro elétrico sem freios e com motor nas rodas, essa é a proposta da empresa alemã DeepDrive

Valdemar Medeiros
por
-
06-09-2021 10:27:16
em Logística e Transporte
Carro elétrico - empresa - freios - motor - rodas - indústria automotiva DeepDrive afirma que com células de fosfato de lítio ou íon de sódio, é possível alcançar uma autonomia de até 600 km – créditos: Insideevs Brasil

Empresa alemã desenvolve plataforma de carro elétrico que conta com motores nos cubos das rodas e não possui freios. A plataforma trará ao veículo 96% de eficiência e, além disso, promete revolucionar a indústria automotiva

Apesar dos motores elétricos serem bem mais eficientes em relação aos de combustão interna, ainda é possível tomar medidas para que o desperdício de energia seja reduzido. Buscando reduzir os desperdícios, a empresa alemã DeepDrive criou uma plataforma para carro elétrico que possui motores instalados dentro dos cubos das rodas. O sistema da empresa, que é sediada em Monique, faz com que o uso de freios seja desnecessário, sendo utilizado apenas a recuperação de energia para fazer com que o veículo seja parado. O projeto é pioneiro na indústria automotiva e será exibido no próximo IAA Mobility.

Leia também

Nova plataforma promete aproveitar 96% da eficiência dos carros elétricos e revolucionar a indústria automotiva

De acordo com a empresa alemã, cerca de 30% da energia utilizada em um carro elétrico pode ser perdida devido ao calor. Com esse número, em um carro elétrico de tamanho médio e uma bateria de 70 kWh, existe uma perda de alcance de mais de 100 km e um valor extra para a aquisição de energia, durante a vida útil do carro, de no mínimo 3.000 euros (R$ 18.000 em conversão direta).

De acordo com a empresa alemã, a nova plataforma, que revolucionará a indústria automotiva, alcançará uma eficiência de 96% e também uma economia de 20% nos custos de produção, por conta de melhores processos de produção altamente padronizados e uma melhor gestão de recursos.

Além disso, a nova plataforma economizará pelo menos 30 kg se comparada a uma plataforma equivalente com arquitetura tradicional, devido à falta de um sistema de freios, o que diminui as massas não suspensas.

Novo carro elétrico sem freios poderá alcançar até 800 km de autonomia

A maior eficiência geral da plataforma, que revolucionará a indústria automotiva, também permitirá baterias mais acessíveis do que as que utilizam cobalto ou níquel.

A empresa também afirma que, com células de íon de sódio e fosfato de lítio, a plataforma será capaz de alcançar uma autonomia de até 600 km. Entretanto, se for utilizado um conjunto de baterias convencionais com uma densidade de energia maior e uma capacidade de 100 kWh, o alcance médio poderá ser de 800 km.

Nova plataforma possui tamanhos variados

A empresa explicou que não deseja apenas vender os motores elétricos, mas também está em busca de parceiros da indústria automotiva que estejam dispostos a comprar toda a plataforma para projetar seu próprio carro elétrico zero emissão e sem freios.

Devido a plataforma ser completamente plana e modular, é possível ter uma maior liberdade na questão de tamanho e forma de carroceria. De acordo com a DeepDrive, a plataforma está disponível em quatro tamanhos:

  • XS, para mini-navetas e quadriciclos leves, com uma autonomia de 350 km, velocidade máxima de 45 até 80 km e uma potência de 40 cavalos;
  • S: parra pequenas vans urbanas, carros urbanos e compactos, com autonomia de 450 km, potência de 200 cavalos e velocidade máxima de 160 km/h;
  • M: para carros de médio porte e compactos, com autonomia de 600 km e de até 350 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 160 km/h;
  • L: para veículos comerciais grandes, com uma autonomia de 700 km e o mesmo desempenho dos veículos de tamanho M.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe