Brasil programa sua única rodada de licenciamento de petróleo e gás para 2020

Paulo Nogueira
por
-
13-09-2020 13:56:46
em Petróleo, Óleo e Gás
Petróleo bloco ANP exploração Imagem divulgação: Plataforma de petróleo fixa a esquerda / Bacia Sedimentar brasileira a direita

A única rodada de licenciamento de petróleo e gás do Brasil neste ano será realizada em 3 de dezembro, disse a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última sexta-feira(11).

O programa de área aberta (Oferta Permanente) oferecerá 708 blocos exploratórios nas bacias de Camamu-Almada, Campos, Ceará, Espírito Santo, Jacuípe, Pelotas, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Santos e Sergipe-Alagoas, além de três acumulações marginais de óleo áreas: Rio Ibiribas (Espírito Santo), Miranga (Recôncavo) e Juruá (Solimões).

Atualmente, 57 empresas estão inscritas para participar da licitação, incluindo grandes grupos internacionais como ExxonMobil, Karoon, Murphy Oil, Petrobras, Premier Oil, Rosneft, Shell, Total e Wintershall. Os detalhes do cadastro e a lista completa das empresas podem ser acessados ​​aqui.

As empresas interessadas em se cadastrar têm até o dia 21 de setembro para protocolar os documentos no órgão regulador, enquanto as já cadastradas devem fornecer os setores de interesse até 13 de outubro.

Antes da pandemia COVID-19, o governo planejava realizar três outras rodadas de licenciamento de petróleo e gás: a 17ª concessão e a 2ª rodada de transferência de direitos, que foram adiadas para 2021, e a 7ª rodada de partilha de produção, que estar para ser programado ainda.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.