Início Embraer se une com empresa norte-americana para desenvolver combustíveis sustentáveis (SAF)

Embraer se une com empresa norte-americana para desenvolver combustíveis sustentáveis (SAF)

2 de dezembro de 2021 às 16:16
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Embraer - aeronaves - Azorra, contrato
Fonte: reprodução

As empresas do ramo da aviação compartilham metas ambientais, como alcançar zero emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050 utilizando-se de combustíveis renováveis

A Embraer anunciou na terça-feira, 30 de novembro, que assinou um contrato de parceria com a norte-americana Pratt & Whitney para colaborar com estudos de desenvolvimento de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF). Equipes técnicas das duas empresas vão trabalhar em conjunto para traçar um plano integrado de testes de solo e voo usando apenas combustível sustentável, em uma aeronave E195-E2, da Embraer, que possui motores GTF.

Veja também as notícias abaixo:

A iniciativa demonstra o compromisso compartilhado da Embraer e da Pratt & Whitney em apoiar propósitos ambientais da indústria de aviação, incluindo a meta de zerar as emissões líquidas de CO2 nos voos durante os próximos 30 anos.

Além de melhorar a eficiência das aeronaves e dos motores, o biocombustível apresenta um papel importante para a descarbonização das viagens aéreas, porque reduz a dependência de combustíveis fósseis.

Para produzir o combustível sustentável de aviação, são utilizadas matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos urbanos. Isso faz com que haja uma redução das emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% quando comparado ao combustível fóssil próprio para aviões.

Nos dias atuais, as aeronaves podem operar com misturas de 50% de biocombustível com querosene, segundo padrões técnicos estipulados pela ASTM International. Fabricantes aeronáuticos (OEMs), fornecedores de combustível e reguladores já realizam estudos que permitirão que os novos padrões certifiquem a operação de aeronaves com 100% de combustível renovável, conforme divulgado em comunicado.

Arjan Meijer, Presidente e Diretor Executivo da Embraer Aviação Comercial, disse que “a Embraer tem um histórico reconhecido de inovação em combustíveis sustentáveis, o que inclui a primeira aeronave certificada a operar com etanol, em 2004, e a colaboração é um pré-requisito essencial para que nossa indústria alcance nossos objetivos ambientais”.

Sobre a Pratt & Whitney

Fundada em 1925, a Pratt & Whitney é uma empresa norte-americana pioneira no ramo de motores de aviação. Foi dela a fabricação do primeiro motor com sistema de resfriamento a ar do mundo.

Sobre a Embraer

A Embraer S.A é uma grande corporação transnacional brasileira que fabrica diversos tipos de aviões, como comerciais, executivos, agrícolas e militares, além de peças aeroespaciais, serviços e suporte.

.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes