1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Elon Musk promete que Bill Gates será “aniquilado” se não parar de vender ações da Tesla a descoberto
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Elon Musk promete que Bill Gates será “aniquilado” se não parar de vender ações da Tesla a descoberto

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 09/07/2024 às 17:23
Elon Musk - Tesla - Bill Gates
Elon Musk promete que Bill Gates será “aniquilado” se não parar de vender ações da Tesla a descoberto

A guerra entre Elon Musk e Bill Gates se intensifica com a venda a descoberto de ações da Tesla. O que isso significa para os investidores?

Não é a primeira vez que faíscas surgem entre Elon Musk e Bill Gates devido aos investimentos do fundador da Microsoft. Conforme relata Walter Isaacson na biografia de Elon Musk, ambos os bilionários se envolveram em uma tensa disputa por causa do investimento a descoberto de Tesla em poder de Bill Gates.

Novamente, uma publicação em seu perfil na X acendeu o pavio entre ambos os bilionários, que continuam distanciados desde aquele incidente.

Uma advertência gratuita

Sem mais nem menos, o fundador da Microsoft se viu envolvido (novamente) na conversa de Elon Musk contra os investidores que apostavam contra a Tesla. A faísca surgiu quando um usuário dedicado à análise de investimentos fez uma referência aos investidores a descoberto de Tesla que apostaram na tendência de queda das ações da companhia dirigida por Elon Musk.

A resposta do bilionário sul-africano não tardou: “Uma vez que a Tesla resolver completamente a autonomia e tiver o Optimus em volume de produção, qualquer um que ainda tiver uma posição a descoberto será aniquilado. Até mesmo Gates”, publicou o CEO da Tesla na X.

Investimentos em quê?

As posições a descoberto ou investimentos a descoberto são um tipo de investimento que aposta na queda de um valor. O comum na bolsa de valores é que um investidor compre as ações de uma empresa esperando que sua cotação suba. Dessa forma, ele recebe mais dinheiro por cada ação quando as coloca à venda. No entanto, também é possível ganhar dinheiro apostando na queda dessa ação.

Primeiro, as ações de uma companhia são “emprestadas” de um corretor que oferece esse serviço. O investidor vende essa ação com o compromisso de recuperá-la em um determinado prazo de tempo e devolvê-la. Se o investidor vende essa ação por 100 euros e, após alguns dias, essas ações perdem 50% do seu valor, ao comprá-las de volta, pagará metade do que obteve quando as vendeu. Dessa forma, o investidor devolve as ações ao seu proprietário e obteve 50% de rentabilidade no processo.

Se em vez de cair, a ação subir de preço, são más notícias para esse tipo de investidor, pois terão que pagar mais por ela ao recuperá-la, tirando dinheiro do próprio bolso. Quanto mais cair o preço da ação (e a empresa que representa), maior será o benefício.

A posição a descoberto de Bill Gates

Conforme o biógrafo adiantou na CNBC, o conflito entre Bill Gates e Elon Musk surgiu em 2022. Musk queria aumentar suas contribuições filantrópicas, e Bill Gates quis mostrar-lhe alguns projetos de sua fundação. Durante sua visita à gigafábrica de Austin, Musk repreendeu Gates por manter 500 milhões de dólares em ações da Tesla a descoberto. Isso indignou Musk, que rompeu qualquer negociação com Gates.

“Desculpe, mas não posso levar a sério sua filantropia sobre mudança climática quando você tem uma posição a descoberto massiva contra a Tesla, a empresa que mais está fazendo para resolver a mudança climática”, escreveu Musk em mensagens de texto para Bill Gates, segundo sua biografia.

O apoio de Bill Gates à Tesla se mantém

Apesar do confronto, Bill Gates manteve em várias entrevistas seu apoio à Tesla e elogiou o trabalho da empresa na eletrificação da automoção. No entanto, investigações da Fortune não foram capazes de descobrir se o bilionário de Seattle ainda mantém sua posição a descoberto na Tesla.

No entanto, a resposta de Elon Musk sugere que, de fato, apesar de seu apoio público à empresa, Bill Gates pode ter ganhado muito dinheiro nos últimos meses com a queda na cotação das ações da Tesla ocasionada pelos maus dados de vendas dos últimos trimestres do ano passado, início de 2024.

Bill Gates fez caixa com o salário de Musk

Os maus dados de vendas e a encarniçada guerra civil entre investidores por conta da bonificação bilionária de Elon Musk fizeram as ações da empresa caírem até 32% na bolsa. Isso implica que, se Bill Gates manteve sua posição a descoberto, ele teria obtido uma interessante mais-valia nos últimos meses.

Aniquilar são palavras maiores

A mensagem de Elon Musk referia-se a dois marcos pontuais para poder “aniquilar” aqueles que apostam contra a Tesla: a resolução da autonomia de suas baterias e a produção de seu androide Optimus. A ameaça não é banal.

Segundo as estimativas do CEO, cada robô humanoide deixaria uma margem de lucro de 50%, que se converteria em 1 trilhão de dólares anuais. Por outro lado, os cálculos publicados pela Fortune apontam que a frota de robotáxis, que atualmente tem na autonomia seu principal obstáculo, reportaria à Tesla um lucro de mais 5 trilhões. Com esses números, a Tesla se tornaria a empresa tecnológica mais valorizada do planeta, à frente de NVIDIA, Apple ou Microsoft. Parece ótimo, mas são estimativas. A realidade, às vezes, segue outro caminho.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x