Eletrobras investirá cerca de R$ 2,7 bilhões na usina de Angra 3, para acelerar as obras em 2021

Roberta Souza
por
-
24-03-2021 16:57:56
em Economia, Negócios e Política
Eletrobras, Angra 3, usina Usina Nuclear Angra 3/ Fonte: Veja

A Usina Nuclear Angra 3, da Eletrobras, ainda requer investimentos da ordem de R$ 18,5 bilhões para ser concluída em novembro de 2026

Como parte do plano da Eletrobras para avançar na principal linha de construção da usina termonuclear, o projeto Angra 3 deverá receber aproximadamente 2,7 bilhões de reais em 2021. A planta ainda requer um investimento de aproximadamente 18,5 bilhões de reais para ser concluída em novembro de 2026. A previsão é que 1.405 megawatts (MW) de energia sejam adicionados ao sistema elétrico nacional.

Conclusão das obras da usina Angra 3

O ex-presidente da companhia e atual membro do Conselho de Administração, Wilson Ferreira Júnior, esclareceu que a obra que está paralisada há muitos anos e que a planta de Angra 3 foi decidida pela empresa no ano passado, quando definiu um valor para que o caminho crítico pudesse atingir 75% das obras. Em 2020, a Eletrobras gastou 1 bilhão de reais neste projeto e, até 2021, a meta é liberar 2,7 bilhões de reais.

Wilson disse ainda acreditar que usina de Angra 3 atrairá financiamentos compostos por recursos internos e externos. Da mesma forma, o supervisor completa que este trabalho será feito com a colaboração de empresas brasileiras e internacionais.

Alternativas da Eletrobras

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está realizando pesquisas para apresentar alternativas para a Eletrobras e suas subsidiárias Eletronuclear e Itaipu. Ferreira Júnior informou que a ação mais óbvia foi a cisão da Eletrobras.

Ferreira Júnior, diz que “Você cria uma empresa Eletrobras B e coloca Eletronuclear e Itaipu em baixo. Os acionistas são os mesmos. É como se fosse uma empresa espelho, em que ficasse de um lado a Eletrobras B atual e de outro a Eletronuclear e Itaipu. Os mesmos acionistas ficam donos desses dois ativos, com a participação que têm hoje”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos