Menu
Início Descoberta a maior Jazida de cristais do planeta: Brasil surpreende ao revelar a maior reserva de cristais do MUNDO, situada em Goiás

Descoberta a maior Jazida de cristais do planeta: Brasil surpreende ao revelar a maior reserva de cristais do MUNDO, situada em Goiás

15 de maio de 2024 às 06:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Descoberta a maior mina de cristais do planeta Brasil surpreende ao revelar a maior reserva de cristais do MUNDO situada em Goiás
Foto: Brasil possui a maior minas de cristais do mundo/DAll-e

O Brasil possui a maior reserva de cristais do mundo, atraindo a atenção de muitos amantes de joias. Incrivelmente, essa reserva está localizada em Goiás, na região de Cristalina.

O Brasil é rico em minérios e possui a maior reserva de cristais do mundo. Durante o período de colonização, os colonizadores descobriram grandes fontes de pedras preciosas e, claro, muito ouro. O estado de Minas Gerais, por exemplo, recebeu esse nome devido à abundância de minas de ouro e outros minerais. Conhecida como a “terra do pão de queijo,” Minas Gerais foi uma das regiões mais exploradas durante a corrida do ouro tropical, na época do Brasil Império.

Minas Gerais detém 25% da produção global de cristais 

Apesar do nome corrida de ouro tropical, o mineral não foi o único a ser encontrado nessas terras. Minas Gerais detém 25% da produção de gemas preciosas em todo o mundo. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o estado é um dos mais importantes lugares de exploração de minérios do mundo.

Artigos recomendados

Além disso, o Brasil está em primeiro lugar entre as nove maiores províncias gemológicas da Terra. Contudo, em meio a esses números, o SGB revela onde está a maior reserva de cristais do mundo. E não, não fica em Minas Gerais.

Descoberta a maior mina de cristais do planeta Brasil surpreende ao revelar a maior reserva de cristais do MUNDO situada em Goiás
Foto: Youtube/Canal Marli almeida

O posto é ocupado pela cidade de Cristalina, localizada no interior do estado de Goiás. Seu nome também não foi escolhido à toa, visto que o município, localizado a 130 km do Distrito Federal, conta com a maior reserva de cristais do mundo.

É possível encontrar vários tipos de cristais muito procurados pelo mundo. Um deles é o cristal de quartzo Lemuriano. 

Maior reserva de cristais do mundo recebe atenção e vira até ponto turístico

Segundo o site oficial da Prefeitura de Cristalina, a região onde está localizada a cidade de Cristalina entrou na rota de interesse dos bandeirantes que exploraram o interior do Brasil logo no final do século XVIII.

Na ocasião, os cristais de pedra não eram tão valorizados quanto são hoje, ficando de fora do radar dos viajantes.

Essa realidade mudou logo nos anos seguintes, visto que o lugar passou a ser visitado já com interesse nas riquezas das pedras. Diante da abundância dos cristais, a cidade foi batizada, a princípio, de Serra dos Cristais.

Descoberta a maior mina de cristais do planeta Brasil surpreende ao revelar a maior reserva de cristais do MUNDO situada em Goiás
Foto: Prefeitura de Cristalina/Reprodução

Entre os anos de 1916 e 1918, os garimpos de cristais da região foram emancipados. Desta forma, o primeiro nome dado à cidade foi São Sebastião dos Cristais, que foi rebatizado de Cristalina pouco tempo depois.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a extração e venda de cristais continuam sendo as principais atividades da cidade, que é dona da maior reserva de cristais do mundo. O turismo também é destaque, pois viajantes de todo o país visitam Cristalina em razão de sua rica história.

Cidade conta com mais de 250 artesãos de pedras

Em Cristalina, há cerca de 250 artesãos dedicados à lapidação de pedras e fabricação de joias, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás.

Adeguimar Arantes, já foi consultora de joias em Cristalina e, desde 1985 se dedica a apresentar o Cerrado por meio do artesanato, usando metais reciclados e mantendo métodos tradicionais de produção.

Em 1879, dois franceses exploradores de ouro, Etienne Lepesqueur e Léon Laboissière, ficaram impressionados com a quantidade de cristais que brotavam no chão e enviaram amostras para a França.

A alta pureza desses cristais fez com que eles ficassem muito famosos em Paris. Em  1884, outro francês, Emílio Levy, criou uma casa de venda de cristais que alavancou o crescimento da população local.

Apesar de Cristalina ter a agropecuária como principal atividade econômica, o turismo tem grande potencial de desenvolvimento para gerar emprego e renda para os moradores locais e pequenos negócios na região.

Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
7
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x