O Departamento de Estradas de Rodagem revelou se presente usar radares Doppler em importante rodovia. Uma licitação prevê a instalação de novos equipamentos no primeiro semestre de 2025.
Nem todo mundo consegue escapar da tecnologia quando o assunto é fiscalização de trânsito.
Nos últimos anos, avanços como os radares Doppler colocaram motoristas em alerta, eliminando o famoso “migué” de reduzir a velocidade apenas ao passar por um radar fixo.
Mas, e se essa tecnologia de ponta estivesse prestes a ser adotada em uma das principais rodovias paulistas?
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Essa possibilidade chamou atenção de especialistas, motoristas e moradores da região. Agora, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalmente bateu o martelo sobre o tema.
De acordo com o DER, os radares “anti-migué” não serão implementados na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), que atravessa cidades como Americana e Santa Bárbara d’Oeste.
Apesar das especulações, a autarquia confirmou que serão instalados novos equipamentos de monitoramento na rodovia, mas descartou o uso da tecnologia Doppler.
Essa decisão foi comunicada ao jornal Liberal.
O que é o radar Doppler?
Conhecido pelo apelido “anti-migué”, o radar Doppler mede a velocidade média de um veículo ao longo de um trecho, em vez de registrar apenas a velocidade instantânea em um ponto específico.
Isso obriga os motoristas a manterem uma média de velocidade constante e dentro dos limites permitidos, reduzindo os “esquemas” de desacelerar momentaneamente antes de um radar fixo.
No entanto, o DER decidiu adotar um modelo diferente para a fiscalização de velocidade na SP-304 e em outras rodovias regionais. Segundo o órgão, esses equipamentos garantirão o controle eficiente do trânsito sem recorrer à tecnologia Doppler.
A licitação dos novos radares
Para viabilizar os novos equipamentos, o DER abriu uma licitação em novembro de 2023, estruturada em 14 lotes, segmentados por divisões regionais.
A maior parte dos radares destinados às cidades da Região do Polo Têxil (RPT) integra o lote 13.
Em 31 de dezembro de 2023, o Consórcio Paulista de Fiscalização foi declarado vencedor do processo licitatório. O contrato total do lote alcança R$ 7,9 milhões e atualmente está na fase de assinatura.
A expectativa é de que os radares estejam funcionando até o final do primeiro semestre de 2025.
Vale lembrar que o cronograma de instalação enfrentou adiamentos. Originalmente, o DER previa que os equipamentos fossem implementados no primeiro semestre de 2024, mas dificuldades logísticas e burocráticas alteraram os prazos.
Outras rodovias contempladas
A Rodovia Luiz de Queiroz não será a única a receber os novos radares. Conforme o lote 13 da licitação, as seguintes vias também serão contempladas:
- Comendador Américo Emílio Romi (SP-306);
- Luis Ometto (SP-306);
- Margarida da Graça Martins (SP-135);
- Arnaldo Júlio Mauerberg (SPA-119/330);
- Astrônomo Jean Nicolini (SPA-127/304).
Além disso, outras cinco rodovias fazem parte do lote 1. Nesses trechos, os radares serão instalados nas rodovias Adauto Campo Dall’Orto (SPA-110/330) e Virgínia Viel Campo Dall’Orto (SPA-115/330).
Desde 2020, quando expirou o contrato com a empresa que operava os radares fixos nas rodovias administradas pelo DER, a fiscalização tem sido realizada por radares móveis, operados pela Polícia Militar Rodoviária (PMR).
A nova licitação visa retomar o uso de radares fixos, considerados mais eficazes e consistentes no monitoramento do trânsito.
O impacto nos motoristas
A decisão de descartar os radares Doppler divide opiniões. De acordo com especialistas, essa tecnologia poderia promover maior segurança e evitar acidentes graves.
Por outro lado, motoristas argumentam que radares que medem velocidade média podem gerar multas injustas em situações específicas, como congestionamentos ou emergências.
Ainda assim, a implementação dos novos radares promete melhorar a fiscalização e coibir infrações de velocidade.
Segundo o DER, os equipamentos utilizarão tecnologias modernas para garantir maior precisão e transparência no processo.
O que esperar do futuro
Embora o radar Doppler não esteja nos planos imediatos do DER para a Rodovia Luiz de Queiroz, sua adoção em outras regiões não está descartada.
Com os avanços tecnológicos na fiscalização de trânsito, os motoristas precisarão estar cada vez mais atentos às regras para evitar penalizações.
E você, o que acha da decisão do DER de não instalar os radares Doppler na Rodovia Luiz de Queiroz? Participe nos comentários e deixe sua opinião!
Eu acho que isso não vai funcionar além de formar grandes congestionamentos nas rodovias
Mais uma arapuca do governo que só quer arrecadar.
Se estivesse preocupado com a segurança dos motoristas,melhorava as rodovias não pedagiadas
O IPVA era para isso,mas foi totalmente desvirtuado.
Cobram pedágio e o ipva fica de graça para o governo comprar políticos
Como sempre……arrecadar mais dinheiro
E concerteza vai ter maus roubos ainda mais……principalmente em motos….só
Estão pensando em arrecadar dinheiro
Mas na segurança de todos Brasileiros
Não estamos nem aí….um Ex aguem encosta pra te assaltar na rodovia……
Se você percebe….que alguém vai te
Assaltar……….não vai poder acelerar
Pra poder tentar escapar……porque aí o radar medi a velocidade e aí gera multa
Em cima.a de multa…….e os ****
Não acontece nada…….e até hoje sempre
Assim é nunca vão pensar em ter uma
Segurança decente pra todos Brasileiros
Então como falei só vão arrecadar mais
E mais dinheiro pro governo…..nossa vai
Ser muita Grana que vai gerar e receber
Meu Deus…….ja não basta o montante
De dinheiro que já arrecadam com
Pedágio….IPVA de auto móveis…imposto
De casada e apt…imposto e tudo que compramos…….e agora mais essa né A
Mais uma sugerira de dinheiro sujo que
Vai ser com esses radares inteligente……
Eu tenho vergonha de Ver tanta coisa errada e infelizmente não podemos fazer
Nada pra mudar essa sujeira da toda
Na política do nosso Brasil…….ACORDA
POVO BRASILEIRO……..ANTES QUE SEJA
TARDE DEMAIS……..NAO PODEMOS
DEIXAR FICAR CADA VEZ PIOR O NOSSO
BRASIL.