A UFSCar disponibiliza mais de 80 cursos grátis nas áreas de, Ciências da natureza, Economia, Educação, Comunicação, Inclusão, Matemática e muitas outras.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu as inscrições para diversos cursos gratuitos em em diversas áreas temáticas, que estão disponíveis para a participação do público em geral. As aulas são na modalidade EAD (Educação a Distância), por isso, aceita inscritos de qualquer parte do Brasil.
Os cursos gratuitos disponibilizados pela UFSCar podem ser acessados na plataforma PoCA e são oferecidos nas áreas de, Ciências e Tecnologias Naturais, Educação, Ética, Gestão, Informação e comunicação, Inclusão e Acessibilidade, Matemática, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologias, entre outras. A carga horária varia de 2 a 40 horas de duração, dependendo do curso escolhido, e os alunos que os concluem com sucesso recebem certificações ao final.
Cursos gratuitos disponíveis na Universidade Federal de São Carlos
No momento a Universidade Federal de São Carlos está oferecendo 85 cursos grátis, através de sua plataforma, confira alguns deles:
- Devido à escassez de profissionais no setor de tecnologia da informação, IMD abre mais de 5800 vagas em cursos técnicos gratuitos na área de TI com foco em capacitar brasileiros na profissão do futuro!
- Quer um certificado reconhecido pelo MEC para turbinar o seu currículo? Universidade liberou dezenas de vagas em curso gratuito e online (EAD) em gestão pública com certificação garantida
- Primeiro mestrado EAD com certificado reconhecido pelo MEC! Curso gratuito e online em áreas estratégicas como biocombustíveis, transporte, gestão, meio ambiente e muito mais
- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre seletivo com mais de 300 vagas em cursos gratuitos e online com CERTIFICADO garantido!
- Introdução à Astronomia Observacional
- A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior
- Apontamentos sobre o uso da calculadora em sala de aula na Educação Básica
- Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): potencializando o trabalho colaborativo em sala de aula
- A questão de gênero na Educação Infantil
- Avaliação Institucional da Educação
- Blended Learning in higher education
- O uso de jogos no ensino de matemática na Educação Básica
- Bioética
- Ética na Escrita Científica e Apresentação de Resultados
- Ética na Prática Científica
- Aspectos jurídicos do assédio moral no âmbito da administração pública
- Conhecendo o SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
- Curso básico de gestão de riscos corporativos
- Pegada Ecológica
- Veganismo: um modo de viver justo para todos
- Com Arte também se aprende: o ensino de Geografia na EJA
- Curso Básico sobre o LimeSurvey
- Curso Básico de Gestão de Riscos para a Integridade no Setor Público
- Introdução à Ética no Serviço Público
- Gestão Baseada em Competências
- Ouvidoria: o que você precisa saber
- Breve História da Educação Brasileira
- Cineclubismo e educação: possibilidades do cinema no contexto escolar
- Ensino Híbrido na educação superior
- Ensino Híbrido: uma introdução ao tema
- Feedback Formativo: aspectos teóricos e boas práticas
- Gamificação para a Educação
- Jogos e brincadeiras musicais
- Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente
- Movimentando: a sala de aula como espaço de desenvolvimento integral
- Processos avaliativos no ensino superior
- Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos
- O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco
- Fotografia de produto com celular
- Análise de mercado e precificação
- Boas práticas de higiene na fabricação de alimentos
- Redes Sociais e boas práticas, marketing digital e comercialização através da Internet
- Procedimentos para um fluxo documental que atenda a Gestão de Documentos Públicos
- REDE IsF: Conhecendo o Idiomas sem Fronteiras
- Aplicação dos princípios básicos de diagramação, uso de cores e tipografia em projetos gráficos
- Aspectos da Linguagem Fotográfica – comunicação através da imagem
- Como utilizar o Mendeley na gestão da pesquisa acadêmica
- Desenvolvimento de apresentações com slides
- Estudos da Tradução: uma introdução
- História da Animação
- Princípios de Telecomunicações
- Revisão Bibliográfica Sistemática
- Educação Especial: histórico, políticas e práticas
- Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais
- Noções de acessibilidade arquitetônica para avaliação de projetos e edificações
- Tradutor Intérprete de Libras: Prática e Formação Profissional
- Educação Especial: histórico, políticas e práticas
- Introdução à Integração Numérica
- Introdução aos Sistemas Lineares
- Introdução à Teoria dos Grafos
- Matrizes e Determinantes
- Sequências de Fibonacci, Lucas e Pell
- Sistemas de Numeração
- Boas Práticas com Injetáveis: ações para o controle de infecção
- Estratégia educativa para o ensino sobre o Programa de Gestão de Antimicrobianos
- Medida da pressão arterial: um guia prático
- Economia Circular
- Educação Climática para Educadores
- Educação para a sustentabilidade
- Introdução à Química Verde e Sustentável
- Introduction to Green and Sustainable Chemistry
- A caça ao tigre-de-Bengala e o uso de artefatos digitais na alfabetização
- Estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line
- Games acessíveis para Educação
- Introdução aos modelos de regressão linear e não linear com o R
- Introdução ao arduino para professores de música
- Introdução ao Programa R
- Introdução ao uso do Pl@ntNet em dispositivos móveis
- Docência em EaD: Planejando o uso de instrumentos e critérios nas avaliações on-line
- Docência em EaD: Introdução ao Moodle
- Docência em EaD: Desafios da avaliação
- Docência em EaD: Planejamento Pedagógico de Disciplinas
- Produção de Videoaulas com Celulares
- Produzindo podcast para utilização em sala de aula
- Scratch: introdução à programação para educadores
- Statistical data analysis in R
- Usos e possibilidades do Google Earth no ensino de Geografia
- Wiki: produção colaborativa de conhecimento
- YouTube e suas potencialidades como ferramenta educacional
Não é possível incluir nos certificados as datas de início e término das aulas, pois os cursos ministrados pelo PoCA são por tempo indeterminado, o que permite que os participantes os realizem sempre que lhes for conveniente, com base em seus níveis de interesse e disponibilidade de tempo.
Os certificados incluem informações como o nome do curso, o nome do participante, a nota, a carga horária e a data em que o certificado foi emitido. Além disso, há um código impresso no verso dos certificados que pode ser usado para verificar a autenticidade dos certificados.
Como se inscrever para participar de um curso gratuito na UFSCar
Para participar dos cursos gratuitos da Universidade Federal de São Carlos não é preciso participar de processo seletivo, já que as vagas são ilimitadas, no entanto é preciso se cadastrar na plataforma antes. Primeiramente acesse a plataforma PoCA por meio deste link, em seguida clique em “Criar uma Conta”. Também é possível se autenticar usando uma conta Google.
Após a realização do cadastro, que é simples e pede apenas alguns dados, o interessado já é redirecionado para a página com a lista de cursos gratuitos. Basta escolher os de seu interesse e escolher a opção “Escreva-me”, pronto, já terá acesso ao conteúdo e poderá iniciar os estudos.