Início Cursos gratuitos de graduação e pós-graduação à distância são oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de fora

Cursos gratuitos de graduação e pós-graduação à distância são oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de fora

16 de junho de 2022 às 21:18
Compartilhe
Siga-nos no Google News
cursos gratuitos, Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduação
foto: Rafaela Frutuoso/fonte: diario regional digital

Os cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora, serão no formato EaD

A Universidade Federal de Juiz de Fora abriu editais de seleção para alunos de graduação e de pós-graduação na modalidade EaD (Ensino à Distância). Confira abaixo mais detalhes sobre os cursos de graduação e pós-graduação:

Cursos gratuitos de graduação;

Para os cursos gratuitos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, vão ser oferecidas 605 vagas nos cursos de licenciaturas de computação, educação física, física, matemática e química.

Artigos recomendados

Os cursos serão distribuídos em 17 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e serão todos em Minas Gerais, nas cidades de Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. A quantidade de vagas para cada curso dependerá do polo de apoio, podendo variar.

As inscrições para as vagas dos cursos gratuitos da Universidade Federal de Juiz de Fora, vão acontecer de forma online, no site da Copese (Coordenação Geral de Processos Seletivos), e o prazo para se inscrever é até às 18h do dia 14 de junho.

Após a inscrição, o candidato aos cursos gratuitos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) que corresponde à taxa de inscrição, no valor de R$ 150, e executar o pagamento respeitando os horários de compensação bancária, unicamente no Banco do Brasil.

Cursos gratuitos de pós-graduação

As vagas no nível de pós-graduação, ofertadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, são para os cursos gratuitos de especialização em esportes e atividades inclusivas para pessoas com deficiência; ciências biológicas; e história e cultura no Brasil Contemporâneo. Somadas, serão disponibilizadas 486 vagas, onde serão 162 para cada opção ofertada.

Os formulários de inscrição ficarão disponíveis no site do Cead da Universidade Federal de Juiz de Fora até o dia 1º de julho. Além disso, o candidato às vagas dos cursos gratuitos ofertados, deverão procurar o edital e o formulário referente ao curso escolhido deverá conferir a documentação a ser enviada.

Para mais, o candidato aos cursos gratuitos deve possuir como formação mínima a graduação em áreas de conhecimento específicas para cada curso oferecido pela Universidade Federal e deve ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Os cursos de pós-graduação possui uma programação curricular de no mínimo 360 horas.

Cada curso gratuito oferecido tem uma previsão de duração, total, de 12 a 18 meses, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sobre as vagas de pós-graduação oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora;

A pós-graduação em esportes e atividades inclusivas para pessoas com deficiência conta com vagas nos polos de São João Del Rei, Bicas, Divinópolis, Cataguases, Ubá e Itamonte.

Também, as vagas de pós-graduação para o curso de ciências biológicas são para os polos de Juiz de Fora, Ubá, Andrelândia, Santa Rita de Caldas e  Itamonte.

A pós-graduação para o curso de História e Cultura no Brasil Contemporâneo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, por outro lado, receberá alunos para os polos de Juiz de Fora, Bicas, Cataguases, Conselheiro Lafaiete e Lavras.

Benefícios do EaD para os cursos de graduação e pós-graduação

O EaD é uma modalidade de ensino que está, atualmente, em ascensão no Brasil. O EaD tornou possível a obtenção de um diploma de graduação ou pós-graduação àquelas pessoas que não têm condições de estarem numa universidade de forma presencial. Os benefícios que o EaD trazem aos indivíduos são:

  • Maior comodidade aos alunos, os conteúdos ficam disponíveis 24h por dia;
  • Economia de tempo, o aluno acessa os conteúdos de onde estiver;
  • Economia de dinheiro, o aluno não precisa gastar com condução, roupa, alimentação, materiais, dentre outros;
  • Pedagogia Inovadora, o método de ensino lança mão de tecnologias de ponta para agregar no aprendizado dos alunos;
  • Interação, há grande interação entre professores, alunos e colegas;
  • Inclusão, pois dão acesso à uma educação de qualidade;
  • Disciplina, já que os alunos possuem um horário fixo para cumprir;

Relacionados
Mais recentes