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Cruzador planejado pela Marinha do Brasil, projetado para dominar os mares e eclipsar os cruzadores argentinos da classe Veinticinco de Mayo

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 18/03/2024 às 22:10
Cruzador planejado pela Marinha do Brasil, projetado para dominar os mares e eclipsar os cruzadores argentinos da classe Veinticinco de Mayo
Foto: Divulgação/Cruzador Veinticinco de Mayo

A Marinha do Brasil, em resposta à Argentina, planejou um cruzador pesado no século XX, visando superar os navios classe Veinticinco de Mayo argentinos. Este projeto, impulsionado pela rivalidade naval e ambição tecnológica, propunha um navio com armamentos superiores e blindagem robusta, projetado para assegurar a supremacia naval brasileira.

No cenário naval do século XX, a Marinha do Brasil almejou um feito grandioso: construir um cruzador pesado capaz de superar os famosos navios argentinos da classe Veinticinco de Mayo. Este projeto não apenas simbolizava o poder naval, mas também uma resposta direta à Argentina, buscando garantir a supremacia brasileira nas águas sul-americanas.

Na década de 1930, o Brasil, observando o avanço naval argentino com a aquisição dos cruzadores pesados Almirante Brown e 25 de Mayo, iniciou o planejamento de um navio que não só igualaria, mas superaria esses formidáveis adversários. O cruzador brasileiro, inspirado pela classe York britânica, seria uma maravilha de engenharia naval, com um deslocamento padrão de 8.500 toneladas e armado com seis canhões de 203 mm.

Projeto do cruzador para Marinha do Brasil

Este projeto ambicioso refletia a competição regional e a corrida armamentista na América Latina. Os cruzadores da classe Veinticinco de Mayo, embora imponentes, não se equiparavam ao planejado cruzador brasileiro em termos de armamento e capacidade técnica. Com um armamento secundário superior e uma blindagem robusta de 76 mm, o navio brasileiro teria sido uma adição formidável à frota da Marinha do Brasil.

Entretanto, a realidade geopolítica e econômica interveio. O Tratado Naval de Londres, assinado em 1930, impunha limitações à construção de novos navios de guerra, o que, juntamente com o início da Segunda Guerra Mundial, alterou as prioridades da Marinha do Brasil. Recursos e atenção foram redirecionados para a construção de contratorpedeiros e a defesa da vasta costa brasileira.

A transição para a Segunda Guerra Mundial e a necessidade de defender a costa brasileira levaram ao abandono deste audacioso projeto de cruzador. O sonho de um cruzador brasileiro, que rivalizaria com os da Argentina, permaneceu não realizado, mas a história deste navio não construído é um testemunho do período de intensa rivalidade e ambição naval na América Latina.

O que foram os cruzadores?

Cruzadores, surgidos no século XVII, evoluíram de navios exploradores para potentes unidades oceânicas. Originalmente menores e rápidos, tornaram-se, com a inovação da propulsão a vapor no século XIX, navios maiores e mais armados, capazes de operações independentes e prolongadas. A introdução dos cruzadores de batalha no século XX, marcada pela corrida armamentista entre potências navais, exemplifica a evolução destes navios, culminando no papel crucial que desempenharam em conflitos como a Primeira Guerra Mundial.

Historicamente, o Brasil teve diversos cruzadores, como os da classe Bahia, mas atualmente, não possui nenhum em serviço ativo. A Marinha do Brasil, ao longo do tempo, operou 16 cruzadores, refletindo a importância desses navios em períodos anteriores. Hoje, sua frota é diversificada, incluindo fragatas, corvetas e submarinos, mas sem a presença de cruzadores.

Diferenças entre fragatas, corvetas e cruzadores

Diferenças entre fragatas, corvetas e cruzadores
Cruzadores

Enquanto fragatas são maiores e destinadas a missões de escolta e defesa, equipadas para enfrentar ameaças marítimas e aéreas, corvetas são menores, focadas em patrulhas costeiras e missões de monitoramento, com capacidades de combate limitadas. Cruzadores, por outro lado, são navios de maior porte e capacidade de armamento, projetados para operações autônomas e de longo alcance, atuando em missões ofensivas e defensivas em grande escala.

Atualmente, o navio mais imponente da Marinha do Brasil é o PHM Atlântico (A140), um porta-helicópteros multipropósito que se destaca por sua versatilidade e capacidade de projeção de força. Com capacidade para transportar uma grande quantidade de fuzileiros e equipamentos, o Atlântico representa o auge do poder naval brasileiro no cenário contemporâneo, simbolizando a evolução e a modernização das forças armadas do país.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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