Menu
Início Crescimento Exponencial no Emprego Marca Maio na Indústria da Construção, Afirma CNI

Crescimento Exponencial no Emprego Marca Maio na Indústria da Construção, Afirma CNI

23 de junho de 2023 às 12:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Indicador do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

Alta no emprego ultrapassa média histórica de maio, enquanto a Atividade na Indústria da Construção se estabiliza

Maio de 2023 marcou um avanço notável no emprego na indústria da construção, como evidenciado pela Sondagem da Indústria da Construção realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em um mês tipicamente marcado por quedas no emprego, o índice de evolução do nível de emprego na construção surpreendeu, registrando 50,7 pontos, ultrapassando a média histórica de 45,1 pontos.

Atividade na Indústria da Construção Mantém Estabilidade em Maio

Contrapondo-se à tendência do emprego, a atividade da indústria da construção se manteve estável em maio, com 49,8 pontos. Apesar de estar muito próximo da linha de corte de 50 pontos, esse resultado sinaliza estabilidade e supera a média histórica para o mês de 46,3 pontos. Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a quase estabilidade da atividade em maio é uma exceção, dado que geralmente observa-se uma queda na passagem de abril para maio.

Artigos recomendados

No que diz respeito à Utilização da Capacidade Operacional (UCO), houve um aumento de 1 ponto percentual entre abril e maio de 2023, fechando o mês com 67%. Este resultado, além de positivo, supera a média da UCO para maio, que é de 62%. Além disso, essa taxa de UCO é a mais alta para o mês de maio desde 2014, quando a capacidade operacional atingiu 70%.

Índices de Expectativas Recuam Apesar do Desempenho Positivo em Maio

Mesmo com o desempenho positivo observado em maio, todos os índices de expectativas para os próximos seis meses na indústria da construção sofreram queda em junho de 2023. No entanto, mesmo com a queda, os indicadores permaneceram acima dos 50 pontos, indicando um otimismo, ainda que moderado, por parte dos empresários do setor.

Intenção de Investimento Diminui, mas Índice de Confiança do Empresário Cresce

O índice de intenção de investimento da indústria da construção apresentou um recuo de 1,8 ponto de maio para junho de 2023, registrando 43,6 pontos. Apesar dessa redução, o índice mantém-se elevado em comparação com a média de junho, que é de 35,1 pontos.

Contrariando a queda na intenção de investimento, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção subiu 0,3 ponto em junho de 2023, indo de 51,9 pontos para 52,2 pontos. Tal variação afasta o indicador da linha de corte de 50 pontos, indicando que a confiança está ligeiramente maior e mais disseminada entre os empresários do setor.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar