Contrato assinado para construção de novas usinas de energia solar, no estado de São Paulo

Roberta Souza
por
-
07-04-2021 14:45:47
em Energia Renovável
energia solar, energia, cientistas Usina de energia solar/ Fonte: CicloVivo

A cidade de Santo André, em São Paulo, tem novo projeto para a construção quatro novas usinas de energia solar de até 1,2 megawatt-hora 

A cidade de Santo André, no ABC Paulista, pode ganhar a construção de 4 novas usinas de energia solar, segundo o prefeito Paulo Serra. O prefeito do município de São Paulo disse que uma empresa foi contratada para projetar e instalar um projeto de usina solar fotovoltaica, e assinou contrato com a Rennove Engenharia e Consultoria Ltda, no valor de R$ 326.500. 

Construção das 4 novas usinas de energia solar 

O projeto integra planos para melhorar a manutenção e expandir a rede de iluminação pública da cidade. Segundo o governo de Santo André, em São Paulo, a meta é implantar no município até quatro usinas de energia solar com capacidade de geração de 1,2 MWh, para reduzir os gastos com insumos nos próximos anos. 

A prefeitura do estado de São Paulo em nota disse que “Apesar de já bastante difundida no meio privado, através da instalação de painéis solares em telhados de residências e empresas, a coogeração de energia elétrica de sistemas fotovoltaicos no setor público é restrita a pequenos projetos isolados. A iniciativa da Prefeitura de Santo André de instalar usinas municipais é inédita. Os municípios arcam com enormes custos de energia elétrica para manter em funcionamento escolas, hospitais, prédios públicos, sistemas de iluminação pública, entre outros”. 

Outros projetos de energia em Santo André, São Paulo

Este não é o único projeto do governo Paulo Serra envolvendo a implantação de uma usina. Desde o último governo, estuda-se a possibilidade de viabilizar a PPP (Parceria Público-Privada), cujos projetos incluem a construção de usinas de incineração de resíduos e a energia que delas derivam. Esta medida é uma alternativa à vida útil limitada dos aterros de resíduos urbanos.  

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos