Equipamento comum em obras portuárias começa a ser implantado sobre o Rio Cachoeira para viabilizar nova etapa da estrutura
A construção da Ponte Joinville, que ligará as zonas Sul e Leste da cidade, entrou em uma nova fase com a instalação do cantitravel, um equipamento de grande porte usado em obras portuárias. O avanço marca uma etapa importante da obra, ao permitir a cravação de estacas com menor impacto ambiental e maior precisão técnica.
Equipamento portuário é destaque na etapa atual da construção da obra
De acordo com a Prefeitura de Joinville, o cantitravel começou a ser instalado na região do bairro Adhemar Garcia. O equipamento, que pesa 350 toneladas, percorre trilhos sobre os apoios da ponte e será utilizado para posicionar e cravar camisas metálicas no leito do Rio Cachoeira, procedimento essencial para a fundação da estrutura. O uso dessa tecnologia, inédita na cidade, visa otimizar os trabalhos e garantir mais eficiência à execução.
Construção da obra busca reduzir impactos ambientais
Além de agilizar o cronograma, o uso do cantitravel traz benefícios ambientais para a construção da ponte. Por operar sobre a própria estrutura em montagem, o equipamento evita a movimentação excessiva de máquinas nas margens do rio, reduzindo os impactos ao solo e à vegetação nativa, especialmente o manguezal presente na área. A escolha da técnica foi definida com base em critérios ambientais e de engenharia.
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Ponte terá 980 metros e vai beneficiar milhares de pessoas
A Ponte Joinville terá cerca de 980 metros de extensão e 26 metros de largura, com duas pistas em cada sentido, ciclovia, acostamentos e calçadas. Quando finalizada, a nova ligação facilitará o deslocamento entre bairros e ampliará a conexão entre quatro terminais urbanos de transporte coletivo, atendendo diretamente cerca de 65 mil usuários por dia. Segundo a Prefeitura, a construção faz parte do conjunto de obras estruturantes voltadas à melhoria da mobilidade urbana no município.
Operação simultânea de duas frentes deve acelerar cronograma
Dois cantitravels atuarão simultaneamente, um em cada margem do Rio Cachoeira, o que permite avanço mais dinâmico na cravação das estacas e lançamento das vigas da ponte. A etapa atual é considerada fundamental para a consolidação dos pilares centrais da travessia. A obra, financiada com recursos municipais e federais, segue em conformidade com o cronograma previsto.