Construção da maior usina eólica da América do Sul criará 600 empregos no sul do Piauí

Energia eólica em alta no Piauí

O estado, que ocupa a quinta colocação entre os maiores produtores de energia eólica do país, e já abriga fábrica de componentes, agora quer construir a maior usina da América do Sul

O estado do Piauí, que está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, vai construir uma nova usina, chamada Lagoa dos Ventos, entre os municípios de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro e Queimada Nova, no sul do estado.
O parque eólico irá complementar a rede de geração de energia eólica já existente e tem previsão de entrar em funcionamento no ano de 2021. Veja também ! Bolsonaro quer instalar usinas solares na Esplanada dos Ministérios.

Estima-se que o novo parque eólico deverá gerar 600 empregos diretos no sul do Piauí, que já conta com uma fábrica de torres eólicas, a Nordex/Acciona, que está instalada no município de Lagoa do Barro, a 540 km de Teresina.
A fabrica, que opera desde 2018, produz torres de concreto e fornece equipamentos para serem usados nos parques eólicos no Piauí, empregando mais de 400 pessoas.

Papel de destaque

O Secretário de Mineração e Energia do Estado, Howzembergson de Britto, declarou que dentro de dois anos o estado irá possuir a maior usina de geração de energia eólica da América do Sul.

O secretário anunciou ainda que o estado dará todas as condições em relação a infraestrutura necessária para garantir o funcionamento da obra, pois a empresa que rá administrar o novo parque eólico deverá levar alguns benefícios para a região, como hospital, escola ou outro aparelho urbano.

A nova usina eólica confirmará a vocação do estado do Piauí na na produção de energia limpa. Toda a energia produzida será lançada no sistema e poderá ser comprada por outros estados, assim como ocorre com a energia produzida em usinas hidrelétricas.
O estado tem ocupado papel de destaque na geração de energia, e outro setor que demandará investimentos é o de energia solar na região de São João do Piauí.

Leia também ! Minas Gerais terá a construção de 32 usinas fotovoltaicas e 4 mil empregos serão gerados !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)