Construção civil – Vácuo no abastecimento, escassez de materiais e altos preços fazem indústrias buscarem acordos

Roberta Souza
por
-
04-02-2021 16:57:17
em Indústria e Construção Civil
Construção civil, indústrias Construção civil

A pandemia da covid-19 influenciou muito nos preços e na escassez de materiais, utilizados na construção civil

A pandemia afetou a indústria, criando um vácuo no fornecimento, provocou a escassez de materiais, aumentando o preço dos insumos de construção e provocou desequilíbrio de contratos, afetando diretamente consumidores e as empresas. Tais circunstâncias aumentaram a necessidade de modificação de valor e expansão dos termos de contrato em condições imprevisíveis.

Confira ainda outras notícias do dia:

O advogado Cristiano Mayrink, sócio do Lima Netto Carvalho Abreu Mayrink Sociedade de Advogados, diz que “O aço e o concreto tiveram reajuste de 40% e quando foram feitos os contratos as planilhas de composição de custos não previam aumento tão grande”. Ontem, dia 3 de fevereiro, a Usiminas aumentou seus produtos em mais 15% em janeiro e agora nos dois primeiros dias do mês fevereiro, anunciou mais um aumento de 15%. Em outras palavras, em 32 dias de 2021, o preço do aço aumentou 30%.

Cristiano destacou que as partes prejudicadas devem fazer o possível para chegar a um acordo para evitar o tratamento judicial da questão, como envio de carta informando o motivo da alteração do contrato, uma planilha do novo custo e busca de negociação.

Ele explicou: “Se você não tiver sucesso, você deve ir ao tribunal.” Tanto o Código Civil quanto a Lei nº 8.666 / 1993 preveem alterações no contrato devido a eventos especiais imprevisíveis, como é o caso da Covid-19.

Nas obras públicas, a empresa contratante submeteu aos requisitos de equilíbrio econômico-financeiro para análise da empreiteira (União, Estado, Município ou Administração pública), uma vez aprovado o contrato, fará a alteração do contrato mediante assinatura de aditivos.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos