Início Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Rio Grande anuncia autorização para as obras de dragagem permanente no canal de acesso do complexo portuário

Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Rio Grande anuncia autorização para as obras de dragagem permanente no canal de acesso do complexo portuário

17 de julho de 2022 às 17:40
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O objetivo principal da autorização das obras de dragagem permanente no canal de acesso do Porto de Rio Grande, anunciadas pelo CAP recentemente, é possibilitar um calado maior durante o ano inteiro e garantir mais segurança e eficiência nas operações portuárias.
Foto: PORTOS RS/DIVULGAÇÃO

O objetivo principal da autorização das obras de dragagem permanente no canal de acesso do Porto de Rio Grande, anunciadas pelo CAP recentemente, é possibilitar um calado maior durante o ano inteiro e garantir mais segurança e eficiência nas operações portuárias.

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, anunciou recentemente a autorização das obras de dragagem permanente no canal de acesso ao complexo portuário. Dessa forma, o complexo portuário avança na busca por um calado maior durante todo o ano e pretende tornar a navegação de navios mais eficiente e segura no local.

Autorização das obras de dragagem permanente no canal de acesso ao Porto de Rio Grande é anunciada pelo CAP do complexo do Rio Grande do Sul 

Esta última semana foi bastante positiva para a infraestrutura do complexo portuário Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, uma vez que o CAP anunciou a autorização das obras de dragagem permanente no canal de acesso ao porto. Esse é o maior complexo portuário do estado do Rio Grande do Sul e as organizações portuárias da região já reivindicavam uma dragagem permanente no local, mas ainda não haviam sido atendidas. 

Artigos recomendados

Dessa forma, Sandro Araújo, delegado representante do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) destacou a importância dessas obras permanentes e disse que o Porto de Rio Grande poderá agora realizar uma navegação segura durante todo o ano com navios de grande porte. Assim, a movimentação de embarcações poderá ser ampliada no complexo e, consequentemente, a presença no Porto de Rio Grande no cenário portuário nacional se tornará cada vez maior. 

A reunião para o anúncio da autorização por parte do CAP para as obras de dragagem permanente no canal de acesso contou com representantes do setor portuário de todo o estado, incluindo os dirigentes da Portos RS, que administra os principais portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, que sediou o encontro.

Até agora, as obras de dragagem eram realizadas de maneira esporádica no canal de acesso ao porto, o que fazia com que houvesse uma redução do calado durante grande parte do ano, impossibilitando algumas operações de movimentação de cargas com grandes navios.

Movimentação de cargas no complexo portuário será expandida com obras de dragagem permanente no canal de acesso, autorizadas recentemente pelo CAP

A autorização das obras de dragagem permanente no Porto de Rio Grande, anunciada recentemente pelo CAP, foi comemorada pelos representantes do setor portuário sulista. Assim, Sandro Araújo, delegado representante do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), destacou que “com os serviços feitos de forma continuada, o calado se manterá sempre adequado para atracação de embarcações maiores, transportando mais produtos. O custo será bancado pela Portos RS, que administra o Porto de Rio Grande”.

Além disso, ele destacou que os terminais privados do porto, como o Tecon, pretendem aproveitar as obras realizadas pela draga no canal de acesso para utilizá-las no aprofundamento das suas próprias áreas. Assim, todo o Porto de Rio Grande terá sua infraestrutura expandida para conseguir atender com mais eficiência e qualidade as operações de movimentação de cargas com navios de grande porte. 

Por fim, o representante comentou sobre a possibilidade de viabilizar o projeto de expansão do transporte de cargas do Uruguai, via hidrovia pelas lagoas dos Patos e Mirim, para o Porto de Rio Grande. Esse é um desejo antigo da população e poderia contribuir fortemente para o crescimento socioeconômico do estado, uma vez que a comercialização entre as regiões seria expandida.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes