Procurando uma picape média a diesel no Brasil? Conheça os 5 melhores motores diesel de 2024-2025, analisados por desempenho, consumo, confiabilidade e custo de manutenção em maio de 2025.
Conheça os cinco melhores motores diesel que equipam as principais picapes médias no Brasil (modelos 2024-2025), com base em especificações técnicas, dados de testes, histórico de confiabilidade e custos de manutenção.
As picapes médias a diesel são protagonistas no mercado automotivo brasileiro, valorizadas pela robustez, versatilidade e força. A escolha do motor é crucial, impactando diretamente o desempenho, a economia e a durabilidade do veículo. Em maio de 2025, diversos propulsores disputam a preferência dos consumidores.
O motor 3.0L V6 TDI da Volkswagen Amarok
Para quem busca máxima potência e torque, o motor 3.0L V6 TDI da Volkswagen Amarok é um dos destaques. Ele entrega 258 cv (com overboost para 272 cv) e um robusto torque de 59,1 kgf.m a baixas 1.400 rpm. Nos testes, a Amarok V6 é consistentemente a mais rápida em aceleração (0-100 km/h em 8,0s).
-
Cenário de cinema, risco real: a trilha ferroviária mais perigosa de SP atrai aventureiros, desafia a lei e pode gerar multas
-
Viagem de trem no interior de SP tem degustação livre de 5 rótulos premiados da Bodebrown, almoço típico e tributo ao Iron Maiden
-
Nada de Cristo Redentor ou Estátua da Liberdade: a maior estátua do mundo tem 182 m e custou 400 milhões de dólares
-
Conheça o projeto de lei que quer garantir CNH gratuita para PCDs em todo o Brasil com isenção de taxas, exames e aulas extras
Contudo, seu consumo de combustível é mais elevado (8,7 km/l na cidade, 10,6 km/l na estrada) e há um histórico de relatos sobre problemas na bomba de alta pressão e um número considerável de recalls, o que exige atenção à manutenção e ao histórico do veículo.
O novo motor 2.4L bi-turbo da Mitsubishi L200 Triton
A nova geração da Mitsubishi L200 Triton (denominada Katana em alguns testes) introduziu um novo motor 2.4L Bi-Turbo Diesel que se destaca pela economia. Com 205 cv e 47,9 kgf.m de torque, este motor surpreendeu em testes, registrando 11,5 km/l na cidade e impressionantes 14,2 km/l na estrada, os melhores números em comparativos recentes. A tecnologia bi-turbo contribui para uma curva de torque mais plana e melhor eficiência.
O motor 2.8L diesel da Toyota Hilux
A Toyota Hilux, com seu motor 2.8L 1GD-FTV diesel, mantém uma sólida reputação de robustez e confiabilidade no mercado brasileiro. Este motor entrega 204 cv e 50,9 kgf.m de torque (com câmbio automático), oferecendo um desempenho equilibrado (0-100 km/h em 11,2s) e consumo competitivo (10,2 km/l na cidade, 12,3 km/l na estrada).
Apesar de relatos pontuais sobre questões de pintura, injeção ou discos de freio, a percepção geral de durabilidade do conjunto e o bom valor de revenda continuam sendo seus grandes trunfos.
O atualizado motor 2.8L Duramax da Chevrolet S10
A Chevrolet S10, com seu motor 2.8L Duramax atualizado para a linha 2025, entrega 207 cv e 52 kgf.m de torque (com o novo câmbio automático de 8 marchas), apresentando bom desempenho (0-100 km/h em 9,3s).
Seu grande destaque é o menor custo de revisões programadas (R$9.852 até 60.000 km) e da cesta de peças básicas (R$12.482) entre as principais concorrentes em comparativos de 2024. O consumo também é equilibrado (10,0 km/l na cidade, 12,6 km/l na estrada).
O motor 2.0L Panther turbo diesel da nova Ford Ranger
A nova geração da Ford Ranger oferece o motor 2.0L Panther Turbo Diesel como uma opção moderna que visa um bom equilíbrio entre eficiência e capacidade. Ele entrega 170 cv e 41,3 kgf.m de torque.
Embora não seja o mais potente entre os quatro cilindros, representa uma aposta da Ford em uma motorização mais eficiente para um público que não necessita da força bruta do V6 da marca. A confiabilidade a longo prazo desta nova unidade no mercado brasileiro ainda está sendo estabelecida.
Escolhendo com inteligência entre os melhores motores diesel para sua picape média no Brasil em 2025
A escolha entre os melhores motores diesel para picapes médias no Brasil em maio de 2025 depende das prioridades individuais. Para performance máxima, os V6 da Amarok e Ranger são destaques. Se a eficiência energética é crucial, o novo 2.4L Bi-Turbo da L200 Triton impressiona.
A Toyota Hilux 2.8L mantém sua aura de confiabilidade e valor de revenda, enquanto a Chevrolet S10 2.8L Duramax oferece o melhor custo-benefício em manutenção. Opções modernas como o 2.0L da Ranger buscam equilibrar novas tecnologias com as demandas do mercado. A influência do Proconve L8 tende a impulsionar motores cada vez mais eficientes e com menores emissões.
Faltou a nissan frontier
Esse motor 2.0 da nova Ranger é showwwww anda mais do que de muitas picapes médias existentes no Brasil e é bastante econômico estou adorando
Precisamos de motor de baixo consumo e mais eficiência e com mais durabilidade