Com a Lecar prometendo ser a nova estrela no cenário automobilístico nacional, vamos relembrar outras marcas de carros totalmente brasileiras que, em diferentes épocas, tentaram conquistar o mercado e marcaram a história da indústria automotiva do país!
A indústria automobilística brasileira tem uma longa trajetória, com diversas marcas surgindo ao longo das décadas. A mais recente adição a essa lista é a Lecar, que anunciou sua fábrica e o desenvolvimento de um sedã híbrido com motor Renault. Mas será que a Lecar vai conseguir se estabelecer em um mercado tão competitivo? Antes de responder a essa pergunta, vale a pena relembrar outras marcas brasileiras de carros que já tentaram a sorte e deixaram suas marcas — algumas de forma mais duradoura do que outras, de acordo com o site automaistv.
1. FNM (Fábrica Nacional de Motores): A pioneira que abriu caminho para os brasileiros
Nos anos 1940, quando o Brasil ainda engatinhava na produção de veículos, a FNM surgiu como uma estatal voltada à produção de motores de avião. No entanto, foi na década de 1960 que a FNM entrou de vez no mundo dos carros, lançando o FNM JK, um sedã elegante e robusto que ganhou popularidade. A empresa foi privatizada em 1968, passando para as mãos da Alfa Romeo, mas manteve a produção de caminhões e de um sedã de luxo. Anos mais tarde, a Fiat adquiriu a FNM e, com o tempo, a marca foi absorvida pela gigante italiana. O legado da FNM, porém, continua vivo na memória dos amantes de carros antigos e clássicos.
2. Puma: dos motores DKW às pistas de corrida
A Puma, que teve suas origens no automobilismo, conquistou corações nos anos 1960 com seus carros esportivos de design arrojado e desempenho impressionante. Utilizando chassis do VW Karmann-Ghia e mecânica DKW, a marca ganhou destaque com modelos como o Puma GTE, que se tornou um verdadeiro ícone dos anos 1970. A Puma também fez história no off-road com seus veículos robustos e versáteis, mas infelizmente não conseguiu sobreviver às crises econômicas e fechou as portas em 1985. Uma tentativa de ressurgimento nos últimos anos prometia um novo esportivo moderno, mas, até agora, essa promessa continua “guardada na garagem”.
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3. Agrale: uma história de sucesso na produção de veículos utilitários
Fundada nos anos 1960, a Agrale é uma das poucas marcas brasileiras que ainda estão em atividade. Conhecida por seus veículos militares e pelo utilitário Marruá, a Agrale também fabrica tratores, caminhões e até mesmo motos. Apesar de enfrentar dificuldades financeiras nos últimos anos, a empresa segue firme, mostrando que, com resiliência, é possível manter-se no mercado. O Marruá, inclusive, tornou-se um símbolo de resistência no segmento off-road, ganhando espaço entre os entusiastas de aventuras radicais.
4. Gurgel: o sonho do carro 100% brasileiro
A Gurgel é, sem dúvida, a marca de carros brasileira mais lembrada. Fundada em 1969 por João Amaral Gurgel, a empresa começou com a produção de karts e veículos infantis, mas logo passou a desenvolver carros inovadores, como o Ipanema e o Xavante. O grande sonho de Gurgel era criar um carro totalmente brasileiro, e ele conseguiu realizar esse sonho no final dos anos 1980 com o BR-800. Porém, problemas financeiros levaram à falência da empresa em 1994, encerrando o sonho do carro 100% nacional.
5. Troller: o jipe brasileiro que conquistou o mundo off-road
Fundada em 1995 no Ceará, a Troller entrou no mercado com o lançamento do icônico T4, um jipe que logo se tornou uma lenda no mundo off-road. A Troller ganhou notoriedade por sua robustez e capacidade de enfrentar os terrenos mais difíceis, mas foi em 2007 que sua trajetória mudou radicalmente. A Ford comprou a marca e trouxe novas tecnologias para o T4, tornando-o ainda mais competitivo. Contudo, com o encerramento das operações da Ford no Brasil em 2021, a Troller também teve seu fim decretado, deixando muitos fãs saudosos.
Será que a Lecar vai deixar sua marca?
Agora que relembramos algumas das marcas de carros brasileiras mais icônicas, a grande pergunta é: a Lecar conseguirá se estabelecer e ter seu nome gravado na história da indústria automotiva nacional? Só o tempo dirá, mas a promessa de um sedã híbrido com motor Renault certamente desperta curiosidade. O que você acha? Será que a Lecar vai conseguir quebrar o ciclo e se firmar no mercado? Deixe sua opinião nos comentários!