Conheça a Stella Vita, uma ‘Kombi’ movida a energia solar com cozinha, área de estar, cama, chuveiro, banheiro e uma autonomia de 724 km

Valdemar Medeiros
por
-
22-10-2021 11:27:47
em Automotivo, Energia Renovável, Energia Solar
Kombi - energia solar - Kombi movida a energia solar - Stella Vita - autonomia - carros movido a energia solar Veículo tem o nome de uma pessoa mas é, em verdade, a primeira van movida a energia solar – c redito: Stella Motors/Divulgação

Estudantes da Holanda desenvolveram uma Kombi movida a energia solar que consegue alcançar uma autonomia de 724 km e ainda servir de moradia.

A Stella Vita, possui cama, banheiro, área de estar e várias outras modernidades. Já imaginou viajar em uma Kombi movida a energia solar e não precisar abastecer em nenhum posto de gasolina? Essa é a proposta de uma equipe de estudantes da Holanda, que completou uma viagem e 3 mil quilômetros pela Europa em um carro movido a energia solar que eles mesmos desenvolveram. O modelo foi batizado como Stella Vita.

Leia também

Kombi movida a energia solar pode percorrer até 724 km

Apresentação Stella Vita – Kombi movida a energia solar – créditos: Youtube/Reprodução

O veículo lembra a icônica Kombi, e foi projetada para duas pessoas que desejem desfrutar do conforto da área de estar, cozinha, cama, banheiro e chuveiro. Utilizando apenas energia solar, a Stella Vita pode percorrer até 724 km e ainda fornecer energia a todos os cômodos internos.

A Kombi movida a energia solar possui painéis solares no teto que podem ser ampliados em uma cobertura fotovoltaica ao ser estacionado. Além disso, pode ser carregado através de portas de carregamento elétrico.

De acordo com Tijn ter Horst, de 20 anos, um dos estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, a tecnologia está ai, só é necessário mudar a maneira como pensamos. Segundo o universitário, se 22 alunos conseguem desenvolver e construir um veículo como este em um ano, é provável que uma empresa também possa.

A viagem com a Stella Vita começou em Eindhoven, na Holanda, no dia 19 de setembro e foi finalizada em Tarifa, no sudoeste da Espanha, na última sexta-feira (15). O trajeto compõe o desafio dos alunos para demonstrar o potencial da fonte solar.

Estudantes constroem outros veículos do tipo e comprovam que a energia solar é a energia do futuro

Vale ressaltar que, a Kombi movida a energia solar não é o primeiro veículo a utilizar energia solar que foi desenvolvido pela universidade junto com o Bridgestone World Solar Challenge, que é uma competição de veículos solares australianos.

De acordo com o coordenador do time, Dr. Carlo Van der Weijer, este ano não houve competição, então os alunos traçaram seus próprios desafios e objetivos com a Stella Vita. Tanto que, embora as equipes anteriores tenham vencido competições consecutivas com seus designs de cinco assentos, o coordenador afirma que pode haver um maior interesse pela Kombi movida a energia solar. Isso se deve porque as pessoas que amam acampamento e que se preocupam com o meio ambiente podem se identificar com a Stella Vita que não depende de pontos de recarga.

De acordo com os universitários, a Kombi movida a energia solar ficou famosa nas estradas da Espanha, chamando a atenção de todos. O coordenador explicou que a Stella Vita é uma opção em locais menos expostos à luz solar. Em um dia nublado o modelo pode produzir ainda 60-70% de energia.

Volkswagen está desenvolvendo uma Kombi elétrica

A multinacional realizou em julho uma apresentação e revelou detalhes sobre seus próximos elétricos, entre eles está a versão de produção do ID. Buzz, o sucessor da Kombi, que tem previsão para chegar ao mercado em 2023.

O modelo contará com uma potência de 374 cavalos e poderá ir de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 160 km/h.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe