Home > Sem categoria

COMPERJ na Band: Data definida para o inicio das obras anima Itaboraí

Paulo Nogueira
por
-
02-03-2018 06:29:16
em Sem categoria
Comperj na Band

A retomada das obras da unidade de processamento de gás natural do Comperj tem deixado os moradores de Itaboraí animados.

A retomada dos investimentos do Complexo Petroquímico do Rio ( COMPERJ) em Itaboraí na região metropolitana, gerou otimismo na cidade, principalmente para Simone, dona de um restaurante e uma pousada: ” Tivemos prejuízo não só com a obra parada, mas também com algumas empresas que ficaram se fazer pagamentos pra gente, estamos que expectativa que as obras voltem com força total ou pelo menos a metade para a cidade alavanque de vez.”

O COMPERJ seria maior empreendimento industrial do país, mas à 4 anos sofreu uma forte onda de demissões devido a crise na Petrobras. O complexo também foi alvo de investigação na operação Lava-Jato e deixou a cidade abandonada. Lojas fechadas ou para alugar, salas comerciais vazias, prédios e empreendimentos parados. Agora a conclusão das obras da unidade de processamento de gás natural, essencial para o funcionamento do COMPERJ, surge como um alívio para o município que ensaia o reaquecimento da economia.

” A expectativa é muito positiva, inclusive agente imagina abrir um flat nos próximos meses já nos preparando para isso, de olho na mobiliação das pessoas que vem trabalhar na cidade”, exclama Guilherme Lubrano, Administrador de Empresas. Segunda a Associação Brasileira de Maquinas e Equipamentos( ABIMAQ), o setor terá um impacto de 18.300 postos de trabalho.” A retomada dos investimentos e o retorno para a finalização do COMPERJ, é fundamental para a região de Itaboraí que aspira a finalização do projeto”, afirma Karine Fragoso, gerente de petróleo e gás da FIRJAN”.

REPORTAGEM DA BAND RIO


A Unidade de Processamento de Gás Natural deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos, de acordo com a prefeitura. A previsão, é que as obras devem ser retomadas em junho deste ano(2018). ” Aproximadamente 8 bilhões de dólares serão movimentados na UPGN, já a refinaria, a Petrobras está buscando um parceiro internacional para concluí-la”, diz o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.