Início Companhia North Star alerta para necessidade de novas refinarias de metais preciosos para geração de empregos e movimentação da economia

Companhia North Star alerta para necessidade de novas refinarias de metais preciosos para geração de empregos e movimentação da economia

26 de junho de 2022 às 17:16
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Com uma relevância mundial no ramo da mineração, o Brasil ainda sofre com a falta de infraestrutura nesse segmento e a companhia North Star afirmou que o setor poderia gerar mais empregos e movimentar a economia com novas refinarias de metais preciosos.
Foto: Anderson Coelho/Intercept Brasil

Com uma relevância mundial no ramo da mineração, o Brasil ainda sofre com a falta de infraestrutura nesse segmento e a companhia North Star afirmou que o setor poderia gerar mais empregos e movimentar a economia com novas refinarias de metais preciosos.

O cenário do ramo da mineração para esse domingo, (26/06), ainda é bastante benéfico quanto ao mercado brasileiro, mas necessita de novos investimentos em infraestrutura. Isso é o que afirma a companhia de beneficiamento do ouro North Star, que alertou para a necessidade de novas refinarias de metais preciosos no território nacional para movimentar a economia do país e garantir novas oportunidades de empregos para a população.

Brasil ainda sofre com falta de refinarias de metais preciosos e poderia utilizar a construção das estruturas para movimentar economia, diz North Star

O setor da mineração ainda é um dos maiores no mercado brasileiro atualmente e possui uma participação de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando empregos e economia a todo momento no país.

Artigos recomendados

No entanto, embora o segmento tenha uma forte responsabilidade de crescimento econômico para o país, a mineração ainda necessita de novos investimentos em infraestrutura, principalmente no ramo dos metais preciosos, no qual a necessidade de novas refinarias para o beneficiamento dos produtos é urgente. 

E o investimento na criação de novas refinarias para a produção de metais preciosos poderia trazer novos rumos para a economia brasileira no ramo da mineração, segundo a companhia de exploração de ouro North Star.

Isso, pois o segmento dos metais preciosos vem crescendo de forma significativa nos últimos anos no mercado nacional e internacional e, com novas propostas de refinarias no Brasil, uma série de novos negócios poderiam ser firmados no país, com geração de empregos e movimentação da economia. No entanto, o governo brasileiro ainda continua negligente em relação ao segmento e não possui perspectivas para aplicação de investimentos no ramo. 

Dessa forma, Maurício Gaioti, presidente da North Star S.A, alerta para os benefícios de novas refinarias e afirma: “As refinarias nos trariam a possibilidade de transformar o material bruto, aqui, em solo nacional, no material refinado, para ser utilizado nas diversas indústrias, inclusive internamente. Tecnologia, joalheria, financeira e bancária, várias seriam as indústrias beneficiadas. Você tem um material, um padrão de excelência, aceito internacionalmente e já é uma certeza da qualidade daquele minério, não é mais uma dúvida do bruto, do que de fato vai ser encontrado dentro daquele material”.

Extração de metais preciosos ainda traz incertezas no ramo da mineração, mas o beneficiamento em refinarias garante a segurança necessária para as empresas

Um dos maiores problemas no ramo da mineração de metais preciosos no Brasil atualmente é a incerteza e a insegurança na produção desses materiais. Isso, pois somente é possível realizar estimativas do valor final do produto bruto, sem ter uma certeza de qual será o preço de comercialização, o que impede que muitas empresas entrem no ramo.

Dessa forma, apenas a refinaria consegue atingir o grau de pureza e agregar àquele metal, já com grau elevado de refino.

Por isso, a criação de novas refinarias no Brasil permitiria um crescimento vertical do ramo dos metais preciosos no país, com um maior valor agregado ao produto, o que traria uma movimentação ainda maior à economia. Além disso, a cadeia de oportunidades de empregos cresceria de forma significativa, ao passo onde a mão de obra se tornaria cada vez mais especializada no ramo ao longo dos próximos anos. 

Agora, o que a North Star espera é que as discussões em torno das refinarias de metais preciosos no país possam crescer junto ao governo nacional ao longo dos próximos anos, proporcionando projetos de construção de novas estruturas para que o mercado da mineração nacional seja beneficiado com as oportunidades de negócios.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes