Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração suspenderá temporariamente produção de nióbio

Flavia Marinho
por
-
05-05-2020 12:29:52
em Indústria e Construção Civil
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração suspenderá temporariamente produção de nióbio Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração suspenderá temporariamente produção de nióbio

Você sabia que cerca de 80 por cento de todo o nióbio que é vendido no mundo é extraído de Minas Gerais e produzido em Araxá? A partir do dia 18 deste mês, a produção de ferro nióbio em Araxá será suspensa temporariamente, para obras de reparo e manutenção, informou no dia 29 de abril, a CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Produção recorde de nióbio em 2019 posiciona o Brasil como líder mundial neste tipo de exploração

Leia também

De acordo com a empresa a suspensão das atividades ocorrerá até o dia 17 do mês que vem. A CBMM informou também que consederá férias coletiva a todos os funcionários da linha de produção ( a empresa não informou o número de funcionários).

A nota emitida pela empresa informa que a interrupção das atividades de produção do nióbio estavam previstas para ocorrer nos próximos dois meses, mas que por conta do plano de produção esperado para o primeiro quadrimestre de 2020 ter superado as expectativas, a companhia decidiu adiantar o processo.

A mineradora destacou ainda que a interrupção das atividades neste momento irá proporcionar maior tranquilidade para a retomada da produção do metal e do volume de vendas no segundo semestre do ano.


Sobre o nióbio

Atualmente, o nióbio produzido em Araxá – MG é exportado para mais de 50 países e tem como maior destino as empresas siderúrgicas.

O metal é usado principalmente na produção de aços especiais e superligas e funciona como um “melhorador”: bastam 400 gramas por tonelada para produzir aços mais leves e resistentes.

O nióbio é empregado atualmente em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias. O metal é vendido, sobretudo, na forma da liga ferronióbio (com cerca de dois terços de teor de nióbio e um terço de ferro), obtida a partir de diversas etapas de processamento.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.